PROJETO INTERDISCIPLINAR NO ENSINO REMOTO DE CIÊNCIAS: contribuições para uma escola pública de João Pessoa - PB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v26i1.6987

Palavras-chave:

Ensino Remoto de Ciências, Projeto Arte da Imagem, Projeto Interdisciplinar

Resumo

Este artigo apresenta ponderações sobre o desenvolvimento do Projeto Arte da Imagem durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE) em uma Escola Municipal de João Pessoa-PB. Diante do distanciamento físico imposto pela pandemia de COVID-19, o ERE se tornou uma realidade nas escolas, demandando esforços dos profissionais da educação, em especial aos professores, para melhorar essa nova forma de ensino. O Projeto Arte da Imagem, desenvolvido de forma interdisciplinar, surge como uma estratégia para aproximar a escola da comunidade e proporcionar uma aprendizagem ativa. Neste artigo, serão apresentadas ponderações e experiências acerca do da implementação de um projeto interdisciplinar durante o ERE em uma Escola Municipal de João Pessoa-PB. Este estudo trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, baseada em um relato de experiência. Buscou-se entender quais foram os principais desafios e experiências vivenciados pelos professores e alunos na implementação do projeto, bem como as contribuições do projeto para o ensino do componente curricular de Ciências. Como resultados, observou-se que através da realização do projeto Arte da Imagem foi possível estreitar laços entre alunos, professores e família no ERE. Os principais problemas evidenciados estão diretamente relacionados às limitações intrínsecas ao ERE, como ausência/dificuldades na utilização dos dispositivos tecnológicos e a falta do acompanhamento presencial dos professores. O projeto também demonstrou ganhos no ensino de Ciências e nas articulações interdisciplinares com outras áreas do conhecimento, sobretudo, as Artes. O projeto, neste momento, trouxe um novo sentido para a aprendizagem, pois ajuda os estudantes a desenvolverem habilidades e competências para a vida em uma sociedade baseada no conhecimento e altamente tecnológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erycka Thereza Cavalcante Chaves Oliveira , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2018); Especialista em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (2021). Professora de Ciências dos anos finais na Prefeitura Municipal de João Pessoa-PB.

Auta Paulina da Silva Oliveira , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)

Graduada em Ciências Biológicas (UEPB). Especialista em Ensino de Ciências e Matemática (IFPB). Mestra em Ciências Agrárias (UEPB). Doutoranda em Agronomia (UFPB)

Renata Drummond Marinho Cruz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)

Graduada em Ciências Biológicas- Bacharelado e Licenciatura (UFPB). Mestra e Doutora em Ciências Biológicas (UFPB). Professora efetiva, líder do grupo de pesquisa em Ciências e Matemática (GEPECM) e coordenadora de pesquisa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB)

Referências

ALVES, Lynn. Educação remota: entre a ilusão e a realidade. Interfaces Científicas, Aracajú, v. 8, n.3, p. 348–365, 2020. DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p348-365.

BARBOSA, Alessandro Tomaz; FERREIRA, Gustavo Lopes; KATO, Danilo Seithi. O ensino remoto emergencial de Ciências e Biologia em tempos de pandemia. Revista de Ensino de Biologia da, Florianópolis v. 13, n. 2, p. 379-399, 2020. DOI: 10.46667/renbio.v13i2.396.

BORBA, Rodrigo Cerqueira do Nascimento; TEIXEIRA, Pedro Pinheiro; FERNANDES, Karine de Oliveira Bloomfield; BERTAGNA, Maína; VALENÇA, Cristiana Rosa; SOUZA, Lucia Helen Pralon. Percepções docentes e práticas de ensino de ciências e biologia na pandemia. Revista de Ensino de Biologia, Florianópolis, v. 13, n. 1, p. 153-171, 2020. DOI: 10.46667/renbio.v13i1.337.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020. Define a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais. Brasília – DF. 2020a. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-544-de-16-de-junho-de-2020-261924872. Acesso em: 20 nov. 2020.

CACHAPUZ, Antônio Francisco. Arte e ciência no ensino das ciências. Revista Interacções, Santarém, v.10, n. 21, p.95-106, 2014. DOI: https://doi.org/10.25755/int.6372.

COIMBRA, Audrey de Souza. Interdisciplinaridade e educação ambiental: integrando seus princípios necessários. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande do Norte, v. 14, jan.-jun, p. 115-121, 2005. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2888. Acesso em: 12 mai. 2021.

CONSELHO NACIOMAL DE SAÚDE (CNS). Recomendação nº 061. [internet]. De 03 de setembro de 2020. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/recomendacoes-cns/1355-recomendac-a-o-n-061-de-03-de-setembro-de-2020. Acesso em: 07 nov. 2020.

DATASUS, 2021 – Boletim epidemiológico especial COVID-19 O BRASIL: Dados até 20/05/2021. Disponível em: https://susanalitico.saude.gov.br/extensions/covid-19_html/covid-19_html.html. Acesso em: 20 mai. 2021.

DECCACHE-MAIA, Eline; MESSEDER, Jorge Cardoso. O uso da arte como narrativa na abordagem CTS no ensino de ciências. Indagatio Didactica, Aveiro, v. 8, n.1, p. 571-583, 2016.Disponível em: https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/3370/2650 Acesso em: 21. mar. 2022.

DIAS, Erika; PINTO, Fátima Cunha Ferreira. A Educação e a Covid-19. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v.28, n.108, p. 1-10, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40362019002801080001.

DUARTE, Kamille Araújo; MEDEIROS, Laiana da Silva. Desafios dos docentes: as dificuldades da mediação pedagógica no ensino remoto emergencial. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 7., 2020, Maceió. Anais [...] Maceió, 2020, p.1-12. Disponível em: https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/68292. Acesso em: 10 mai. 2021.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade na formação de professores. Revista do Centro de Educação e Letras da Unioeste, Foz do Iguaçu, v.10, n.1, p.1-11, 2008. Disponível em: http://erevista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/4146/3191. Acesso em: 11 nov. 2020.

FEITOSA, Rita Celiane Alves; ALMEIDA, Gracione Batista Carneiro; LIMA, Maria Daiane de Oilveira. Educação e tecnologia: o novo cenário do ensino. In: VII Congresso Nacional de Educação, 7, 2020, Maceió. Anais[...]. Maceió, 2020, p. 1-12. Disponível em: https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/68410. Acesso em 15 mar. 2021.

FREITAS, Ana Lúcia Souza de; FORSTER, Mari Margarete dos Santos. Paulo Freire na formação de educadores: contribuições para o desenvolvimento de práticas crítico-reflexivas. Educar em Revista, Curitiba, n. 61, p. 55-69, jul./set. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602016000300055. Acesso em: 06 set. 2020.

GRANDO, Jaison; MACEDO, Márcio. Adaptação: o contraste entre o ensino tradicional e a interferência da era digital no processo de ensino. Revista Eletrônica FACP, Paulínia, v.7, n.13, mar. 2018. Disponível em: http://www.uniedu.sed.sc.gov.br/wp-content/uploads/2017/02/Jaison-Grando.pdf. Acesso em: 06 set. 2020.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar um projeto de pesquisa? 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine; JACOBI, Daniel Felipe. Interlocuções e discursos de legitimação em EaD. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, p. 1- 20, abr. 2020. DOI: 10.1590/s0104-40362019002701365.

HONORATO, Hercules Guimarães. A arte de ensinar e a pandemia covid-19: a visão dos professores. Revista Diálogos em Educação, Rio Grande, v.1, n.1, p. 208-220, 2020. Disponível em: https://even3.blob.core.windows.net/anais/323962.pdf . Acesso em: 15 mar. 2021.

HORIZONTE. Projeto Arte da Imagem estimula o consumo consciente em escolas da rede pública. Educação e comunicação, 2021. Disponível em: http://www.edhorizonte.com.br/noticias/projeto-arte-da-imagem-estimula-o-consumo-consciente-em-escolas-da-rede-publica/ . Acesso em: 15 mar. 2021.

JOÃO PESSOA, DECRETO 9.460 DE 17 DE MARÇO DE 2020, art. 60, V, da Lei Orgânica Municipal. Disponível em: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=391558. Acesso em: 15 set. 2020.

LEI Nº 13.979, DE 6 DE FEVEREIRO DE 2020, Diário Oficial da União. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-13.979-de-6-de-fevereiro-de-2020-242078735. Acesso em: 25 de outubro de 2020.

LEI Nº 14.040, DE 18 DE AGOSTO DE 2020, Diário Oficial da União. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-14.040-de-18-de-agosto-de-2020-272981525. Acesso em: 15 de maio de 2021.

LEITE, Roseane Carvalho. Prática docente em ciências naturais: a abordagem do eixo temático recursos tecnológicos nos anos iniciais do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Piauí, 2014. Disponível em: http://leg.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/dissertacaorosanecarvalholeite.pdf. Acessado em: 31 ago. 2020.

MACHADO, Patricia Lopes Pimenta. Educação em tempos de pandemia: O ensinar através de tecnologias e mídias digitais. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, São Paulo, v.8, p. 58-68. Jun. 2020.Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/tempos-de-pandemia. Acesso em: 02 mar. 2021.

MARTINS, Fabiana Fernandes; MÜLLER-PALOMAR, Meire Terezinha. Pedagogia de projetos: uma estratégia metodológica no processo de ensino aprendizagem. Revista Eletrônica FACP, Paulínia, v.7, n.13, p. 26-44, 2018. Disponível em: http://facp.com.br/revista/index.php/reFACP/article/viewFile/60/pdf. Acesso em: 10 dez. 2020.

MINAYO, Maria Cecíclia de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 9.ed. Rio de Janeiro: Abrasco, 2007.

Ministério da Saúde. O que é COVID-19? (2020b). Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/vacinacao/#o-que-e-covid. Acesso em: 07 nov. 2020.

Ministério da Educação. Portaria n. 343, de 17 março de 2020.

Ministério da Educação. Portaria n. 544, de 17 junho de 2020.

MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência e educação, Bauru, v.9, n.2, pp.191-211, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132003000200004.

MORAN José Manuel. A integração das tecnologias na educação- A Educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 5 ed. Campinas: Papirus, 2013, p. 89-90.

MOREIRA, José António Marques; HENRIQUES, Susana; BARROS, Daiela. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, São Paulo, n. 34, p. 351-364, jan./abr. 2020. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/9756/1/2020_Transitando%20de%20um%20ensino%20remoto%20emergencial%20para%20uma%20educa%C3%A7%C3%A3o%20digital%20em%20rede%2C%20em%20tempos%20de%20pandemia.pdf. Acesso em: 06 jan. 2021.

OLIVEIRA, Auta Paulina da Silva; FRANCISCO, Milena Maria de Luna; SILVA, Wesley Correia Francelino da. Abordagem da educação ambiental para alunos do ensino médio. In: II Congresso Nacional de Educação, 2, 2015, Campina Grande. Anais [...] Campina Grande, 2015, p.1-6. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/15370 Acesso em: 21 mar.2022.

OCAMPO, Daniel Morin; SANTOS, Marcelli Evans Telles dos; FOLMER, Vanderlei. Interdisciplinaridade no Ensino É Possível? Prós e contras na perspectiva de professores de Matemática. Bolema, Rio Claro, v. 30, n. 56, p. 1014- 1030, dez. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-636X2016000301014&lng=pt&tlng=pt . Acesso em: 13 mai. 2021.

OLIVEIRA, Sebastião Luís.; SIQUEIRA, Adriano Francisco; ROMÃO, Estaner Claro. Aprendizagem Baseada em Projetos no Ensino Médio: estudo comparativo entre métodos de ensino. Bolema, Rio Claro, v.34, n.67, p. 764-785, mai/ago. 2020. Disponível em:https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-636X2020000200764&script=sci_arttext. Acesso em 02 abr. 2021.

OPAS - Organização Pan-Americana da Saúde. Considerações para medidas de saúde pública relacionadas a escolas no contexto da COVID-19. 2020. Disponível em: https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/52682/OPASWBRACOVID-1920112_por.pdf?sequence=5&isAllowed=y. Acesso em: 15 set. 2020.

PALHACI, Maria do Carmo; PALHACI, Talitha Plácido; HELLMEISTER, Luis Antonio Vasques; NICOLA, Ricardo. A importância da arte como meio de reciclagem e como formação de um novo pensamento ambiental. In: V WORLD CONGRESS ON COMMUNICATION AND ARTS, 5., 2012, Guimarães. Anais [...]. Portugal: 2012. p.553-557. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/134942/ISSN2317-1707-2012-05-01-553-557.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 21. mar.2022.

PORTO, Lízia; PORTO, Amélia. Ensinar Ciências da natureza por meio de projetos: anos iniciais do ensino fundamental. Belo Horizontes: Rona, 2012, p. 15.

PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO (PNUD). Acompanhando a agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável: subsídios iniciais do Sistema Nações Unidas no Brasil sobre a identificação de indicadores nacionais referentes aos objetivos de desenvolvimento sustentável. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Brasília: PNUD, 2016. Disponível em: https://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/library/ods/acompanhando-a-agenda-2030.html. Acesso em: 15 mar. 2021.

Projeto Arte da Imagem. Disponível em: http://artedaimagem.com.br/. Acesso em: 10 set. 2020.

REBOLLAR, Paola May. Educação Ambiental e os termos meio ambiente e impacto ambiental na visão de alunos do ensino superior da região da grande Florianópolis – SC. Biotemas, Florianópolis, v. 22, p.173-180, 2009.

ROSA, Luciane Gonçalves; LEITE Valderi Duarte; SILVA, Monica Maria Pereira da. Concepção de ambiente e educação ambiental de educadores e educadoras de uma escola de formação inicial em pedagogia, nível médio. Revista Eletrônica de Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande do Sul, v.18, p. 244-259, jan/julho, 2007.

SÁ, Adrielle Lourenço de.; NARCISO, Ana Lucia do Carmo; NARCISO, Luciana do Carmo. Ensino remoto em tempos de pandemia: os desafios enfrentados pelos professores. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE LINGUAREM E TECNOLOGIA ONLINE (Online), 14., 2020. Anais [...] XIV CILTEC, UFMG, 2020. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/anais_linguagem_tecnologia/article/view/17773. Acesso em: 21. mar.2022.

SAVIANI, Demerval. Pedagogia histórico-crítica. 10. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.

SIEBEL, Anna Maria; MENDES, Ellen Jaqueline. Metodologias ativas na área de ciências da natureza e suas tecnologias: análise de experiência de graduandos da Unochapecó. Revista Pedagógica, v. 24, p. 1-18, 2022. DOI http://dx.doi.org/10.22196/rp.v24i1.6683

SILVA, Minelle Enéas da; GÓMEZ, Carla Regina Pasa. Consumo consciente: o papel contributivo da educação. REUNA, Belo Horizonte, v.15, n.3, p. 43-54, Set. – Dez. Disponível em: https://revistas.una.br/reuna/article/view/162/417. Acesso em: 07 out. 2020.

SILVA, Ellery Henrique Barros da; SILVA-NETO Jerônimo Gregório; SANTOS, Marilde Chaves dos. Pedagogia da Pandemia: reflexões sobre a educação em tempos de isolamento social. Revista Latino-Americana de Estudos Científicos, Salvador, v.1, n.4, p. 29-44, Jul./Ago. 2020. DOI: https://dx.doi.org/10.46375/relaec.31695.

Todos pela Educação. Análise: ensino a distância na educação básica frente à pandemia da covid-19. Disponível em: https://www.todospelaeducacao.org.br/_uploads/_posts/425.pdf?1730332266=&utm_source=conteudo-nota&utm_medium=hiperlink-download. Acessado em: 01 set. 2020.

UNICEF. Declaração Mundial sobre Educação para Todos. Conferência de Jomtien, Tailândia. 1990. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/pt/resources_10230.htm . Acessado em: 03 nov. 2020.

Downloads

Publicado

2024-07-08

Como Citar

CAVALCANTE CHAVES OLIVEIRA, E. T.; PAULINA DA SILVA OLIVEIRA, A.; MARINHO CRUZ, R. D. PROJETO INTERDISCIPLINAR NO ENSINO REMOTO DE CIÊNCIAS: contribuições para uma escola pública de João Pessoa - PB. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 26, n. 1, p. e6987, 2024. DOI: 10.22196/rp.v26i1.6987. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6987. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua