PROJETO INTERDISCIPLINAR NO ENSINO REMOTO DE CIÊNCIAS: contribuições para uma escola pública de João Pessoa - PB
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v26i1.6987Palavras-chave:
Ensino Remoto de Ciências, Projeto Arte da Imagem, Projeto InterdisciplinarResumo
Este artigo apresenta ponderações sobre o desenvolvimento do Projeto Arte da Imagem durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE) em uma Escola Municipal de João Pessoa-PB. Diante do distanciamento físico imposto pela pandemia de COVID-19, o ERE se tornou uma realidade nas escolas, demandando esforços dos profissionais da educação, em especial aos professores, para melhorar essa nova forma de ensino. O Projeto Arte da Imagem, desenvolvido de forma interdisciplinar, surge como uma estratégia para aproximar a escola da comunidade e proporcionar uma aprendizagem ativa. Neste artigo, serão apresentadas ponderações e experiências acerca do da implementação de um projeto interdisciplinar durante o ERE em uma Escola Municipal de João Pessoa-PB. Este estudo trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, baseada em um relato de experiência. Buscou-se entender quais foram os principais desafios e experiências vivenciados pelos professores e alunos na implementação do projeto, bem como as contribuições do projeto para o ensino do componente curricular de Ciências. Como resultados, observou-se que através da realização do projeto Arte da Imagem foi possível estreitar laços entre alunos, professores e família no ERE. Os principais problemas evidenciados estão diretamente relacionados às limitações intrínsecas ao ERE, como ausência/dificuldades na utilização dos dispositivos tecnológicos e a falta do acompanhamento presencial dos professores. O projeto também demonstrou ganhos no ensino de Ciências e nas articulações interdisciplinares com outras áreas do conhecimento, sobretudo, as Artes. O projeto, neste momento, trouxe um novo sentido para a aprendizagem, pois ajuda os estudantes a desenvolverem habilidades e competências para a vida em uma sociedade baseada no conhecimento e altamente tecnológica.
Downloads
Referências
ALVES, Lynn. Educação remota: entre a ilusão e a realidade. Interfaces Científicas, Aracajú, v. 8, n.3, p. 348–365, 2020. DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p348-365.
BARBOSA, Alessandro Tomaz; FERREIRA, Gustavo Lopes; KATO, Danilo Seithi. O ensino remoto emergencial de Ciências e Biologia em tempos de pandemia. Revista de Ensino de Biologia da, Florianópolis v. 13, n. 2, p. 379-399, 2020. DOI: 10.46667/renbio.v13i2.396.
BORBA, Rodrigo Cerqueira do Nascimento; TEIXEIRA, Pedro Pinheiro; FERNANDES, Karine de Oliveira Bloomfield; BERTAGNA, Maína; VALENÇA, Cristiana Rosa; SOUZA, Lucia Helen Pralon. Percepções docentes e práticas de ensino de ciências e biologia na pandemia. Revista de Ensino de Biologia, Florianópolis, v. 13, n. 1, p. 153-171, 2020. DOI: 10.46667/renbio.v13i1.337.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020. Define a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais. Brasília – DF. 2020a. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-544-de-16-de-junho-de-2020-261924872. Acesso em: 20 nov. 2020.
CACHAPUZ, Antônio Francisco. Arte e ciência no ensino das ciências. Revista Interacções, Santarém, v.10, n. 21, p.95-106, 2014. DOI: https://doi.org/10.25755/int.6372.
COIMBRA, Audrey de Souza. Interdisciplinaridade e educação ambiental: integrando seus princípios necessários. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande do Norte, v. 14, jan.-jun, p. 115-121, 2005. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2888. Acesso em: 12 mai. 2021.
CONSELHO NACIOMAL DE SAÚDE (CNS). Recomendação nº 061. [internet]. De 03 de setembro de 2020. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/recomendacoes-cns/1355-recomendac-a-o-n-061-de-03-de-setembro-de-2020. Acesso em: 07 nov. 2020.
DATASUS, 2021 – Boletim epidemiológico especial COVID-19 O BRASIL: Dados até 20/05/2021. Disponível em: https://susanalitico.saude.gov.br/extensions/covid-19_html/covid-19_html.html. Acesso em: 20 mai. 2021.
DECCACHE-MAIA, Eline; MESSEDER, Jorge Cardoso. O uso da arte como narrativa na abordagem CTS no ensino de ciências. Indagatio Didactica, Aveiro, v. 8, n.1, p. 571-583, 2016.Disponível em: https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/3370/2650 Acesso em: 21. mar. 2022.
DIAS, Erika; PINTO, Fátima Cunha Ferreira. A Educação e a Covid-19. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v.28, n.108, p. 1-10, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40362019002801080001.
DUARTE, Kamille Araújo; MEDEIROS, Laiana da Silva. Desafios dos docentes: as dificuldades da mediação pedagógica no ensino remoto emergencial. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 7., 2020, Maceió. Anais [...] Maceió, 2020, p.1-12. Disponível em: https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/68292. Acesso em: 10 mai. 2021.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade na formação de professores. Revista do Centro de Educação e Letras da Unioeste, Foz do Iguaçu, v.10, n.1, p.1-11, 2008. Disponível em: http://erevista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/4146/3191. Acesso em: 11 nov. 2020.
FEITOSA, Rita Celiane Alves; ALMEIDA, Gracione Batista Carneiro; LIMA, Maria Daiane de Oilveira. Educação e tecnologia: o novo cenário do ensino. In: VII Congresso Nacional de Educação, 7, 2020, Maceió. Anais[...]. Maceió, 2020, p. 1-12. Disponível em: https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/68410. Acesso em 15 mar. 2021.
FREITAS, Ana Lúcia Souza de; FORSTER, Mari Margarete dos Santos. Paulo Freire na formação de educadores: contribuições para o desenvolvimento de práticas crítico-reflexivas. Educar em Revista, Curitiba, n. 61, p. 55-69, jul./set. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602016000300055. Acesso em: 06 set. 2020.
GRANDO, Jaison; MACEDO, Márcio. Adaptação: o contraste entre o ensino tradicional e a interferência da era digital no processo de ensino. Revista Eletrônica FACP, Paulínia, v.7, n.13, mar. 2018. Disponível em: http://www.uniedu.sed.sc.gov.br/wp-content/uploads/2017/02/Jaison-Grando.pdf. Acesso em: 06 set. 2020.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar um projeto de pesquisa? 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine; JACOBI, Daniel Felipe. Interlocuções e discursos de legitimação em EaD. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, p. 1- 20, abr. 2020. DOI: 10.1590/s0104-40362019002701365.
HONORATO, Hercules Guimarães. A arte de ensinar e a pandemia covid-19: a visão dos professores. Revista Diálogos em Educação, Rio Grande, v.1, n.1, p. 208-220, 2020. Disponível em: https://even3.blob.core.windows.net/anais/323962.pdf . Acesso em: 15 mar. 2021.
HORIZONTE. Projeto Arte da Imagem estimula o consumo consciente em escolas da rede pública. Educação e comunicação, 2021. Disponível em: http://www.edhorizonte.com.br/noticias/projeto-arte-da-imagem-estimula-o-consumo-consciente-em-escolas-da-rede-publica/ . Acesso em: 15 mar. 2021.
JOÃO PESSOA, DECRETO 9.460 DE 17 DE MARÇO DE 2020, art. 60, V, da Lei Orgânica Municipal. Disponível em: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=391558. Acesso em: 15 set. 2020.
LEI Nº 13.979, DE 6 DE FEVEREIRO DE 2020, Diário Oficial da União. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-13.979-de-6-de-fevereiro-de-2020-242078735. Acesso em: 25 de outubro de 2020.
LEI Nº 14.040, DE 18 DE AGOSTO DE 2020, Diário Oficial da União. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-14.040-de-18-de-agosto-de-2020-272981525. Acesso em: 15 de maio de 2021.
LEITE, Roseane Carvalho. Prática docente em ciências naturais: a abordagem do eixo temático recursos tecnológicos nos anos iniciais do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Piauí, 2014. Disponível em: http://leg.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/dissertacaorosanecarvalholeite.pdf. Acessado em: 31 ago. 2020.
MACHADO, Patricia Lopes Pimenta. Educação em tempos de pandemia: O ensinar através de tecnologias e mídias digitais. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, São Paulo, v.8, p. 58-68. Jun. 2020.Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/tempos-de-pandemia. Acesso em: 02 mar. 2021.
MARTINS, Fabiana Fernandes; MÜLLER-PALOMAR, Meire Terezinha. Pedagogia de projetos: uma estratégia metodológica no processo de ensino aprendizagem. Revista Eletrônica FACP, Paulínia, v.7, n.13, p. 26-44, 2018. Disponível em: http://facp.com.br/revista/index.php/reFACP/article/viewFile/60/pdf. Acesso em: 10 dez. 2020.
MINAYO, Maria Cecíclia de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 9.ed. Rio de Janeiro: Abrasco, 2007.
Ministério da Saúde. O que é COVID-19? (2020b). Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/vacinacao/#o-que-e-covid. Acesso em: 07 nov. 2020.
Ministério da Educação. Portaria n. 343, de 17 março de 2020.
Ministério da Educação. Portaria n. 544, de 17 junho de 2020.
MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência e educação, Bauru, v.9, n.2, pp.191-211, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132003000200004.
MORAN José Manuel. A integração das tecnologias na educação- A Educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 5 ed. Campinas: Papirus, 2013, p. 89-90.
MOREIRA, José António Marques; HENRIQUES, Susana; BARROS, Daiela. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, São Paulo, n. 34, p. 351-364, jan./abr. 2020. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/9756/1/2020_Transitando%20de%20um%20ensino%20remoto%20emergencial%20para%20uma%20educa%C3%A7%C3%A3o%20digital%20em%20rede%2C%20em%20tempos%20de%20pandemia.pdf. Acesso em: 06 jan. 2021.
OLIVEIRA, Auta Paulina da Silva; FRANCISCO, Milena Maria de Luna; SILVA, Wesley Correia Francelino da. Abordagem da educação ambiental para alunos do ensino médio. In: II Congresso Nacional de Educação, 2, 2015, Campina Grande. Anais [...] Campina Grande, 2015, p.1-6. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/15370 Acesso em: 21 mar.2022.
OCAMPO, Daniel Morin; SANTOS, Marcelli Evans Telles dos; FOLMER, Vanderlei. Interdisciplinaridade no Ensino É Possível? Prós e contras na perspectiva de professores de Matemática. Bolema, Rio Claro, v. 30, n. 56, p. 1014- 1030, dez. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-636X2016000301014&lng=pt&tlng=pt . Acesso em: 13 mai. 2021.
OLIVEIRA, Sebastião Luís.; SIQUEIRA, Adriano Francisco; ROMÃO, Estaner Claro. Aprendizagem Baseada em Projetos no Ensino Médio: estudo comparativo entre métodos de ensino. Bolema, Rio Claro, v.34, n.67, p. 764-785, mai/ago. 2020. Disponível em:https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-636X2020000200764&script=sci_arttext. Acesso em 02 abr. 2021.
OPAS - Organização Pan-Americana da Saúde. Considerações para medidas de saúde pública relacionadas a escolas no contexto da COVID-19. 2020. Disponível em: https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/52682/OPASWBRACOVID-1920112_por.pdf?sequence=5&isAllowed=y. Acesso em: 15 set. 2020.
PALHACI, Maria do Carmo; PALHACI, Talitha Plácido; HELLMEISTER, Luis Antonio Vasques; NICOLA, Ricardo. A importância da arte como meio de reciclagem e como formação de um novo pensamento ambiental. In: V WORLD CONGRESS ON COMMUNICATION AND ARTS, 5., 2012, Guimarães. Anais [...]. Portugal: 2012. p.553-557. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/134942/ISSN2317-1707-2012-05-01-553-557.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 21. mar.2022.
PORTO, Lízia; PORTO, Amélia. Ensinar Ciências da natureza por meio de projetos: anos iniciais do ensino fundamental. Belo Horizontes: Rona, 2012, p. 15.
PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO (PNUD). Acompanhando a agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável: subsídios iniciais do Sistema Nações Unidas no Brasil sobre a identificação de indicadores nacionais referentes aos objetivos de desenvolvimento sustentável. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Brasília: PNUD, 2016. Disponível em: https://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/library/ods/acompanhando-a-agenda-2030.html. Acesso em: 15 mar. 2021.
Projeto Arte da Imagem. Disponível em: http://artedaimagem.com.br/. Acesso em: 10 set. 2020.
REBOLLAR, Paola May. Educação Ambiental e os termos meio ambiente e impacto ambiental na visão de alunos do ensino superior da região da grande Florianópolis – SC. Biotemas, Florianópolis, v. 22, p.173-180, 2009.
ROSA, Luciane Gonçalves; LEITE Valderi Duarte; SILVA, Monica Maria Pereira da. Concepção de ambiente e educação ambiental de educadores e educadoras de uma escola de formação inicial em pedagogia, nível médio. Revista Eletrônica de Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande do Sul, v.18, p. 244-259, jan/julho, 2007.
SÁ, Adrielle Lourenço de.; NARCISO, Ana Lucia do Carmo; NARCISO, Luciana do Carmo. Ensino remoto em tempos de pandemia: os desafios enfrentados pelos professores. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE LINGUAREM E TECNOLOGIA ONLINE (Online), 14., 2020. Anais [...] XIV CILTEC, UFMG, 2020. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/anais_linguagem_tecnologia/article/view/17773. Acesso em: 21. mar.2022.
SAVIANI, Demerval. Pedagogia histórico-crítica. 10. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.
SIEBEL, Anna Maria; MENDES, Ellen Jaqueline. Metodologias ativas na área de ciências da natureza e suas tecnologias: análise de experiência de graduandos da Unochapecó. Revista Pedagógica, v. 24, p. 1-18, 2022. DOI http://dx.doi.org/10.22196/rp.v24i1.6683
SILVA, Minelle Enéas da; GÓMEZ, Carla Regina Pasa. Consumo consciente: o papel contributivo da educação. REUNA, Belo Horizonte, v.15, n.3, p. 43-54, Set. – Dez. Disponível em: https://revistas.una.br/reuna/article/view/162/417. Acesso em: 07 out. 2020.
SILVA, Ellery Henrique Barros da; SILVA-NETO Jerônimo Gregório; SANTOS, Marilde Chaves dos. Pedagogia da Pandemia: reflexões sobre a educação em tempos de isolamento social. Revista Latino-Americana de Estudos Científicos, Salvador, v.1, n.4, p. 29-44, Jul./Ago. 2020. DOI: https://dx.doi.org/10.46375/relaec.31695.
Todos pela Educação. Análise: ensino a distância na educação básica frente à pandemia da covid-19. Disponível em: https://www.todospelaeducacao.org.br/_uploads/_posts/425.pdf?1730332266=&utm_source=conteudo-nota&utm_medium=hiperlink-download. Acessado em: 01 set. 2020.
UNICEF. Declaração Mundial sobre Educação para Todos. Conferência de Jomtien, Tailândia. 1990. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/pt/resources_10230.htm . Acessado em: 03 nov. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.