PROFESSORES HOMENS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL:
dos estranhamentos às possibilidades de subversão
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v24i1.6976Palavras-chave:
Professores homens. Docência. Educação InfantilResumo
Neste artigo tomamos o exercício de professores homens no contexto da Educação Infantil enquanto objeto de estudo, uma vez que essa atividade profissional ainda se encontra assentada dentro das concepções essencialistas e binárias de gênero. Desse modo, vislumbrando ampliar uma discussão em torno dessa realidade, elegemos enquanto objetivo geral refletir acerca dos principais estranhamentos e subversões que cercam a trajetória dos professores homens que atuam na Educação Infantil na região Agreste de Pernambuco. O caminho metodológico esteve fundamentado na pesquisa qualitativa, onde realizamos uma série de entrevistas com 03 (três) professores homens que atuam nessa etapa da Educação Básica. Os resultados evidenciaram que a atuação desses profissionais se encontra atravessada por inúmeros desafios, indo desde as dificuldades de inserção nesse campo profissional até a reprodução de estereótipos e estigmas de gênero. Ainda assim, podemos afirmar que os professores homens têm ocasionado importantes fissuras nesse território, onde tem buscado subverter os paradigmas dominantes de gênero e constituir outras narrativas em torno da docência na Educação Infantil.
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