ESTADO DA QUESTÃO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v24i1.6893Resumo
O presente artigo discute o que se mostra nas pesquisas sobre a formação de professores de Geografia nos cursos de licenciatura. Para tanto, utilizou-se a metodologia do Estado da Questão (EQ) das autoras Nóbrega-Therrien e Silveira (2011). O EQ se respalda na pesquisa e no levantamento de bases de dados científicos, mediante a busca de uma gama variada de periódicos que aprofunde a discussão teórica e metodológica da pesquisa. Para Nóbrega-Therrien e Silveira (2011), o EQ pode conter a busca de palavras-chave, resumos, títulos de artigos, dissertações e teses relacionados ao tema investigado. As produções selecionadas para esta investigação tiveram como marco temporal o período compreendido entre 2008 e 2019. Os resultados apresentados foram que as pesquisas produzidas ao longo desse período se referem: às narrativas (auto)bibliográficas na Geografia-Licenciatura, à relação entre os cursos de Geografia – Licenciatura e as Escolas, à partilha das experiências nos lugares formativos docentes, à trama tecida entre a Educação Ambiental Crítica e Transformadora e a Geografia Crítica.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Cláudia Simone Lemos. A relação entre a Geografia Escolar e a Geografia Acadêmica: impactos na formação de professores. 2018. 134 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal da Paraíba/UFPB, Paraíba, 2018.
ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri; HOBOLD, Márcia de Souza. O professor formador e os saberes docentes. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 31., 2008, Caxambu, MG. Anais da ANPED... Caxambu, MG: GT08, ANPED, 2008.
BATISTA, Natália Lampert; DAVID, Cesar de; FELTRIN, Tascieli. Formação de professores de geografia no Brasil: considerações sobre políticas de formação docente e currículo escolar. Revista de Geografia Ensino e Pesquisa, Santa Maria, v. 23 e 13, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/41062. Acesso em: 2 set. 2020.
BAZZO, Jilvania Lima dos Santos. Por uma poética decolonial no ensino superior: contribuições da Didática na formação de professores(a). Revista Pedagógica, Chapecó, v. 21, p. 115-130, 2019. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4774 . Acesso em: 13 ago. 2020.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília: Ministério da Educação, 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file. Acesso em: 2 fev. 2020.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília: Ministério da Educação, 2019. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Resolucao-CNE-CEB-002-2019-12-20.pdf. Acesso em: 2 fev. 2020.
BOTÊLHO, Lucas Antônio Viana; SANTOS, Francisco Kennedy Silva. Ecocidadania, Educação Ambiental e Ensino de Geografia. Geografia, Ensino e Pesquisa, Santa Maria, v. 21, n. 1, p. 54-64, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/22331. Acesso em: 2 set.2020.
BOTÊLHO, Lucas Antônio Viana; SANTOS, Francisco Kennedy Silva. Pensar e propor a ecocidadania desde a formação de professores de Geografia: tecendo diálogos para a escola reflexiva. Rev. Tamoios, São Gonçalo, RJ, ano 14, n. 2, p. 81-91, jul./dez. 2018. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/tamoios/article/view/36571/27139. Acesso em: 2 set.2020.
CUNHA, Maria Isabel. Trajetórias e lugares da formação do docente da Educação Superior: do compromisso individual à responsabilidade Institucional. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 32, 2009, Caxambu, MG. Anais da ANPED... Caxambu, MG: GT08, ANPED, 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2016.
LOPES, Claudivan Sanches. O professor de Geografia e os Saberes profissionais: o processo formativo e o desenvolvimento da profissionalidade. 2010. 258 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana, Universidade de São Paulo/USP, São Paulo, 2010.
LONGAREZI, Andréa Maturano. Ações e atividades formativas: um estudo sobre processos de formação continuada de professores. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 31., 2008, Caxambu, MG. Anais da ANPED... Caxambu, MG: GT08, ANPED, 2008.
LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Trajetória e fundamentos da educação ambiental. São Paulo: Cortez, 2012.
MACIEL, Adriana Moreira da Rocha; ISAIA, Silvia Maria de Aguiar; BOLZAN, Doris Pires Vargas. Trajetórias formativas de professores universitários: repercussões da ambiência no desenvolvimento profissional docente. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 32., 2009, Caxambu, MG. Anais da ANPED... Caxambu, MG: GT08, ANPED, 2009.
MENDONÇA, Sandra. A Geografia e a formação de seus professores: o Processo Formativo dos Professores para a Educação Básica. 2013. 300 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC, Santa Catarina, 2013.
MENEZES, Victória Sabbado; COSTELLA, Roselane Zordan. Narrativas (auto)biográficas na Licenciatura em Geografia: potencialidades para a construção da professoralidade. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 9, n. 18, p. 83-105, jul./dez. 2019. Disponível em: https://www.revistaedugeo.com.br/ojs/index.php/revistaedugeo/article/view/633/381. Acesso em 2 set.2020.
MENEZES, Victória Sabbado; COSTELLA, Roselane Zordan. Por entre memórias da vida escolar e acadêmica: a formação docente em Geografia em questão. Revista Tamoios, São Gonçalo, RJ, ano 15, n. 2, pág. 195-205, jul./dez. 2019. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/tamoios/article/view/44565/31462. Acesso em: 2 set.2020.
NECKEL, Alcindo. A Questão Ambiental nos cursos de Graduação em Geografia no Brasil e o Pensamento Geográfico sobre o conceito de Ambiente. 2014. 143 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS, Porto Alegre, 2014.
NÓBREGA-THERRIEN, Silvia Maria; SILVEIRA, Clarise Santiago. Estudos sobre pesquisa e formação de professores da Educação Básica: a elaboração do Estado da Questão. Revista Educação em Questão, Natal, v. 41, n. 27, p. 219-243, jul./dez. 2011.
OLIVEIRA, Lívia de. O sentido do lugar. In: MARANDOLA JR, Eduardo; HOLZER, Werther, OLIVEIRA, Lívia de (Orgs.). Qual o espaço do lugar? Geografia, epistemologia, fenomenologia. São Paulo: Perspectiva, 2014.
PEREIRA, Valéria Rodrigues; LOPES, Claudivan Sanches. Saberes e conhecimentos docentes: olhares sobre o conhecimento pedagógico do conteúdo do professor de Geografia. Revista da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE), [s.l.], v. 15, n. 28, p. 255-275, set./dez. 2019.
PORTUGAL, Jussara Fraga. “Quero te contar o que aprendi...”: narrativas de formação e aprendizagens da/na/sobre a docência em Geografia”. Revista da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE), [s.l.], v. 15, n. 28, p.196-221, set./dez. 2019.
ROCKENBACH, Igor Armindo. A formação inicial de professores de Geografia Diálogos com a produção científica atual, os saberes docentes e o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo. 2018. 114 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.
RUTECKI, Lesete Kaveski. Formação inicial de professores nas Licenciaturas de Geografia: estudo de caso em três Universidades Públicas do Paraná. 2018. 144 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Centro-Oeste, Paraná, 2018.
SANTOS, Robson Alves dos. O professor de Geografia e o conhecimento: diálogos na construção do conhecimento profissional. 2017. 174 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Goiás/ UFG, Goiás, 2017.
SANTOS, Robson Alves dos. Formação docente em Geografia e a estrutura curricular: o curso de graduação do Campus Catalão/UFG. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 7, n. 14, p. 85-110, jul./dez. 2017. Disponível em: https://www.revistaedugeo.com.br/ojs/index.php/revistaedugeo/article/view/347/261. Acesso em: 2 set.2020.
SOARES, Sebastião Silva; GUIMARÃES, Silva. Memória, identidade e docência: recordações-referência de professores iniciantes na educação superior. Educar em Revista, Curitiba, v. 37, p. 1-20, 2021. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75550/43519. Acesso em: 2 out.2021.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.