RELAÇÃO PROFESSOR ESTUDANTE: perfil sócio identitário de estudantes e suas representações sobre o ensino universitário
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v24i1.6862Palavras-chave:
Relação professor e estudante, Perfil sócio identitário estudantil, Estratégias de ensinoResumo
O artigo discute a relação entre professores e estudantes na universidade, focalizando dois aspectos centrais: o perfil sócio identitário dos estudantes e as representações destes sobre as estratégias de ensino utilizadas por seus professores no ensino universitário. Neste sentido, o texto objetiva compreender o que dizem os estudantes sobre as ações pedagógicas de professores universitários em relação ao desenvolvimento de aprendizagens logradas pelo estudante. A pesquisa é de natureza quantitativa e revela os resultados de um questionário do tipo survey, de 36 questões, aplicado a 997 estudantes da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS, de 28 distintos cursos de graduação da referida instituição. Os/as estudantes, em sua maioria são do sexo feminino; se autodeclaram pretos/as; são solteiros/as; não possuem filhos/as; moram com pais e/ou familiares em residências próprias ou de parentes, em Feira de Santana; e não desenvolvem atividade remunerada. Os estudantes ainda revelam que os professores consideram seus conhecimentos prévios; que os professores reservam tempo durante a aula para dirimir dúvidas; que a seleção do material didático é feita baseada nas dificuldades dos estudantes; que os professores desenvolvem estratégias para motivar os estudantes a aprenderem; que a maneira como seus professores se relacionam com eles influencia em suas aprendizagens; que os professores ensinam estratégias que facilitam a aprendizagem de conteúdos; e, por fim, que os professores disponibilizam tempo para atendimento aos estudantes fora do horário de aula.
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