RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
o entendimento de professores de Ciências e Matemática em formação
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v24i1.6835Palavras-chave:
Concepção de problema, Formação de professores, Práticas educativas, Ensino de Ciências e MatemáticaResumo
Este estudo tem como intuito analisar o entendimento de problema, apresentado por um grupo de doutorandos de um Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, e as perspectivas que manifestam com relação às práticas de resolução de problemas por eles desenvolvidas em contextos de ensino e, por vezes, em outros contextos profissionais. Para tanto é apresentada uma revisão da literatura frente a diferentes concepções de problemas e são analisados os entendimentos de 12 estudantes, em uma disciplina de Resolução de Problemas no Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias, ministrada em um curso de doutorado em Ensino de Ciências e Matemática. Obtidos a partir de um estudo de natureza qualitativa, os resultados revelam a importância de se conhecer e discutir os conhecimentos prévios dos professores em formação (inicial e continuada) sobre o entendimento de problema, uma vez que estes determinam diferentes objetivos e abordagens para a resolução de problemas no ensino de Ciências e Matemática.
Downloads
Referências
ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Associando o Computador à Resolução de Problemas: Análise de uma Experiência. 2005. 370f. Tese. (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2005.
ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Trabalhar através da resolução de problemas: possibilidades em dois diferentes contextos. VIDYA, Santa Maria, v. 34, n. 1, p. 209-232, jun. 2014.
ALLEVATO, Norma Suely Gomes; ONUCHIC, Lourdes de la Rosa. Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática: por que Através da Resolução de Problemas? In: ONUCHIC, Lourdes de la Rosa; LEAL JUNIOR, Luiz Carlos; PIRONEL, Márcio (org.). Resolução de Problemas: Teoria e Prática. Jundiaí: Paco Editorial, 2021. p. 40-63.
BERTOTTI JUNIOR, Vilmar Ibanor; POSSAMAI, Janaína Poffo. Resolução de Problemas no Ensino Superior – uma análise na visão dos acadêmicos. Revista Paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão, v. 10, n. 21, p. 184-208, 25 maio 2021. DOI: https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.21.184-208.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf.
Acesso em: 30 mai. 2021.
CAI, Jinfa; LESTER, Frank. Por que o Ensino com Resolução de Problemas é Importante para a Aprendizagem do Aluno? Boletim GEPEM, Rio de Janeiro, n. 60, p. 147-162, jan./jun. 2012. Tradução: BASTOS, Antonio Sergio Abrahão Monteiro; ALLEVATO, Norma Suely Gomes.
CLEMENT, Luiz; TERRAZZAN, Eduardo Adolfo. Atividades Didáticas de Resolução de Problemas e o Ensino de Conteúdos Procedimentais. Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias, Buenos Aires, v. 6, n. 1, p. 87-101, jul. 2011. Disponível em: http://www.scielo.org.ar/pdf/reiec/v6n1/v6n1a08.pdf. Acesso em: 30 mai. 2021.
COSTA, Manoel dos Santos; ALLEVATO, Norma Suely Gomes. A escrita de (futuros) professores de matemática na resolução de um problema sobre o volume do cilindro. Revista Educação em Questão, Natal, v. 49, n. 35, p. 127-152, maio/ago. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5907. Acesso em: 05 jun. 2021.
DINIZ, Maria Ignez. Resolução de Problemas e Comunicação. In: SMOLE, Katia Stocco; DINIZ, Maria Ignez. (org.). Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 88-97.
ECHEVERRÍA, Maria del Puy Pérez; POZO, Juan Ignacio. Aprender a Resolver Problemas e Resolver Problemas para Aprender. In: POZO, Juan Ignacio (org.). A solução de problemas: Aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: Artmed, 1998. p. 13-43.
JONASSEN, David. Learning to Solve Problems: A Handbook for Designing Problem-Solving Learning Environments. New York: Routledge, 2011. p. 1-24.
LESTER, Frank. Mathematical Problem Solving Project Technical Report I: Documents Related to a Problem-Solving Model. Part B: Mathematical Problem Solving in the Elementary School-Some Educational and Psychological Considerations. Final Report. Bloomington: Indiana University, 1977. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED168834.pdf. Acesso em: 01 jun. 2021.
LESTER, Frank. Research on mathematical problem solving. In: SHUMWAY, Richard (org.). Research in mathematics education. Reston: NCTM, 1980.
LILJEDAHL, Peter; CAI, Jinfa. Empirical research on problem solving and problem posing: a look at the state of the art. ZDM Mathematics Education, v. 53, p. 723–735, 2021. DOI: https://doi.org/10.1007/s11858-021-01291-w. Acesso em: 01 jun. 2021.
MORAIS, Jacqueline de Fátima dos Santos. "Tia, posso explicar como eu fiz?": Reflexões sobre o ensino de Matemática nas séries iniciais. Revista Pedagógica, v. 3, n. 7, p. 191-206, jul. /dez. 2001. DOI: https://doi.org/10.22196/rp.v3i7.3900
ONUCHIC, Lourdes de la Rosa. Ensino-Aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Pesquisa em Educação Matemática: Concepções e Perspectivas. São Paulo: Unesp, 1999. p. 199-218.
ONUCHIC, Lourdes de la Rosa. A resolução de problemas na educação matemática: onde estamos? E para onde iremos? Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 20, n. 1, p. 88-104, jan./jun. 2013.
POLYA, George. Mathematical Discovery: on Understanding, Learning and Teaching Problem Solving. (Combined ed.). New York: John Wiley & Sons, 1981.
POLYA, George. O ensino por meio de problemas. Revista do Professor de Matemática, São Paulo, n. 7, p. 11-16, 1985.
SCHROEDER, Thomas; LESTER, Frank. Developing Understanding in Mathematics via Problem Solving. In: TRAFTON, Paul.; SHULTE, Albert. (Ed.). New Directions for Elementary School Mathematics. Reston: NCTM, 1989. p. 31-42.
SMOLE, Katia Stocco. Textos em matemática: por que não? In: SMOLE, Katia Stocco; DINIZ, Maria Ignez (org.). Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 69-86.
THOUIN, Marcel. Resolução de Problemas Científicos e Tecnológicos – nos Ensinos Pré-escolar e Básico 1º. Ciclo. 6. ed. Lisboa: Instituto Piaget, 2008. 532 p.
VAN DE WALLE, John. Matemática no Ensino Fundamental: Formação de professores e Aplicações em Sala de Aula. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. 584 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.