A MODA COMO INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO:
um estudo das narrativas das estudantes de Pedagogia
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v24i1.6832Palavras-chave:
Moda. Relações político-identitárias. Pedagogia.Resumo
Este artigo traz uma reflexão acerca da moda enquanto um mecanismo legitimador da identidade e do posicionamento político das estudantes do curso de Pedagogia do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal de Pernambuco, campus Recife. As imagens de moda e as vestimentas são comumente utilizadas para construir padrões e estão arraigadas às demais instituições sociais. Contudo, elas também podem ser utilizadas como instrumentos de subversão de paradigmas. Assim sendo, o objetivo da pesquisa busca compreender como a estudante de Pedagogia articula o ato de se vestir e a forma como consome moda com a sua identidade, bem como sua visão de mundo e seus princípios políticos. Para fortalecer a discussão, na fundamentação teórica da pesquisa foram utilizados alguns autores que trazem contribuições a respeito do universo da moda, como, por exemplo, Barreto e Silva (2015); Braga, Magalhães e Schemes (2018); Maia (2019); Mesquita (2004). Essas leituras permaneceram entremeadas por outras que não são necessariamente ligadas ao universo das imagens e das representações por meio da vestimenta, como, por exemplo, Hall (2006); hooks (2013); Louro (2003); Nascimento (2021). Para a etapa metodológica vigorou a pesquisa qualitativa conforme preconiza Minayo (2002). Foram realizadas entrevistas com cinco (5) estudantes que estão cursando os últimos períodos da graduação. Foi escolhida a análise hermenêutica-dialética proposta por Minayo (1992). Os resultados obtidos revelaram dados de suma importância a respeito das mudanças nas concepções do vestir das participantes.
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