CINEMA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PRÁTICAS E DISCUSSÕES SOBRE SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v24i1.6770Palavras-chave:
Filmes;, Educação e Saúde;, Formação de Professores;Resumo
O texto apresenta como temática o uso do cinema no ensino. Essa pesquisa objetivou analisar a utilização do cinema nos processos formativos de professores, com enfoque na temática saúde, nas dissertações e teses produzidas na pós-graduação brasileira. Para tanto, realizamos uma investigação do tipo estado do conhecimento na plataforma Biblioteca Digital Brasileira de Dissertações e Teses (BDTD). O corpus de pesquisa foi composto por 12 trabalhos, sendo 5 teses e 7 dissertações. A partir da análise de conteúdo emergiram duas categorias: i) cinema como ferramenta pedagógica na formação de professores, a qual discorre sobre o processo formativo e a utilização do cinema como metodologia didática no ensino para debater diferentes assuntos; e, ii) ensino de ciência e a utilização do cinema na discussão do tema saúde, diretamente ligada ao uso do cinema em sala de aula e ambientes formativos na discussão do tema saúde. Ainda são recentes as pesquisas que tratam dos filmes para o trabalho com as questões de saúde. Cabe destacar que o uso do cinema no ensino oportuniza a aprendizagem, quando proposto pelo viés investigativo.
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