IDENTIFICAÇÃO POLÍTICA E SIGNIFICAÇÃO DA EXPERIÊNCIA ESCOLAR:

o caso de professores e professoras homossexuais no ensino básico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v24i1.6765

Palavras-chave:

Docência. Política. Homossexualidade. Identidade profissional.

Resumo

O presente artigo apresenta parte das análises realizadas na pesquisa de Mestrado em Educação, realizada entre 2017 e 2020, cujo objetivo foi examinar se e como a decisão de revelar ou ocultar a própria sexualidade no ambiente de trabalho influencia na construção da identidade profissional de professores e professoras homossexuais do ensino básico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com a realização de entrevistas com oito professores atuantes na rede estadual de ensino paulista. Neste trabalho, apresenta-se a terceira categoria de análise desenvolvida na pesquisa citada, chamada “Identificações políticas e significação da experiência escolar”, que explora o tema da política em diferentes perspectivas: as vivências e percepções sobre a militância (no segmento LGBT+ e outros) e as percepções sobre a homossexualidade e/ou identidade LGBT+ enquanto identidade política. O ponto contrastante entre aqueles/as que revelam e aqueles/as que não revelam a própria sexualidade no ambiente de trabalho se dá principalmente quando a identidade do/a professor/a homossexual passa a participar do potencial de significação política das experiências escolares.

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Biografia do Autor

Mariana Carvalho Teixeira, Universidade de São Paulo

Mestranda em Educação pela Faculdade de Educação e formada em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, ambas da Universidade de São Paulo. 

Maria de Lourdes Ramos da Silva, Universidade de São Paulo

Doutora em Ciências de Educação (Universidade Complutense). Professora Livre-docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Orientadora de dissertações de mestrado e teses de doutorado e autora de diversos livros e artigos publicados. Especialista junto ao Conselho Estadual de Educação de SP e junto a Comissão de avaliação do MEC.

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Publicado

2022-04-30

Como Citar

CARVALHO TEIXEIRA, M. .; RAMOS DA SILVA, M. de L. . IDENTIFICAÇÃO POLÍTICA E SIGNIFICAÇÃO DA EXPERIÊNCIA ESCOLAR: : o caso de professores e professoras homossexuais no ensino básico. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 1–22, 2022. DOI: 10.22196/rp.v24i1.6765. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6765. Acesso em: 23 nov. 2024.

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