AÇÕES PARA A PROMOÇÃO DA RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v24i1.6673

Palavras-chave:

Relação escola-família, Educação infantil, Formação de professores, Prática pedagógica, Gestão escolar

Resumo

O estudo tem por objetivo identificar as ações realizadas por uma escola de educação infantil para construir relações de proximidade com as famílias, buscando contribuir tanto com elementos que permitam a melhor compreensão do fenômeno quanto com a superação de questões que envolvem o cotidiano da gestão das escolas de educação infantil no que se refere ao relacionamento escola-família. Os dados foram coletados por entrevista semiestruturada com a gestora de uma escola pública localizada no município de São Bernardo do Campo e tratados de modo qualitativo por meio do procedimento da análise de prosa (André, 1983), com o referencial dos estudos desenvolvidos na literatura educacional sobre o tema. As evidências encontradas indicam que a escola pesquisada possui ações para a promoção de uma aproximação com as famílias; contudo, essas iniciativas se empobrecem quando assumem o caráter de orientação aos pais sobre como respeitar ou se adaptar as regras e rotinas estipuladas pela instituição. Resistências a essa relação foram identificadas por parte das famílias e dos professores, motivo pelo qual se recomenda a realização de investigações futuras que se preocupem em ouvir as vozes desses sujeitos. As conclusões remetem ao investimento em formas que aprimorem processos formativos docentes em nível continuado e a comunicação entre os diferentes atores envolvidos na comunidade escolar, para facilitar que a relação entre escola e família seja de parceria e tenha a criança como foco.

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Biografia do Autor

Sonia Maria Avancini Domeni, Prefeitura do Município de São Bernardo do Campo

Professora da Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Profissão Docente (Prodoc).

Itale Luciane Cericato, Universidade Federal de São Paulo

Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Profissão Docente (Prodoc).

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Publicado

2022-05-01

Como Citar

DOMENI, S. M. A. .; CERICATO, I. L. AÇÕES PARA A PROMOÇÃO DA RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL . Revista Pedagógica, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 1–19, 2022. DOI: 10.22196/rp.v24i1.6673. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6673. Acesso em: 22 dez. 2024.

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