AÇÕES PARA A PROMOÇÃO DA RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v24i1.6673Palavras-chave:
Relação escola-família, Educação infantil, Formação de professores, Prática pedagógica, Gestão escolarResumo
O estudo tem por objetivo identificar as ações realizadas por uma escola de educação infantil para construir relações de proximidade com as famílias, buscando contribuir tanto com elementos que permitam a melhor compreensão do fenômeno quanto com a superação de questões que envolvem o cotidiano da gestão das escolas de educação infantil no que se refere ao relacionamento escola-família. Os dados foram coletados por entrevista semiestruturada com a gestora de uma escola pública localizada no município de São Bernardo do Campo e tratados de modo qualitativo por meio do procedimento da análise de prosa (André, 1983), com o referencial dos estudos desenvolvidos na literatura educacional sobre o tema. As evidências encontradas indicam que a escola pesquisada possui ações para a promoção de uma aproximação com as famílias; contudo, essas iniciativas se empobrecem quando assumem o caráter de orientação aos pais sobre como respeitar ou se adaptar as regras e rotinas estipuladas pela instituição. Resistências a essa relação foram identificadas por parte das famílias e dos professores, motivo pelo qual se recomenda a realização de investigações futuras que se preocupem em ouvir as vozes desses sujeitos. As conclusões remetem ao investimento em formas que aprimorem processos formativos docentes em nível continuado e a comunicação entre os diferentes atores envolvidos na comunidade escolar, para facilitar que a relação entre escola e família seja de parceria e tenha a criança como foco.
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