PRINCIPAIS DESAFIOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA NA VISÃO DE UM GRUPO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v24i1.6566

Palavras-chave:

Biologia vegetal. Ensino de ciências. Ensino de botânica. Metodologias de ensino.

Resumo

O ensino de botânica, geralmente, está relacionado à linguagem diferente da realidade dos alunos e excesso de aulas teóricas, que causam desconforto aos discentes e também aos docentes de Biologia para ministrarem aulas. No entanto, o uso de diferentes metodologias, auxiliadas por materiais didáticos inovadores, podem proporcionar um ensino-aprendizagem da botânica mais dinâmico. Nessa perspectiva, objetivou-se avaliar os principais desafios no ensino-aprendizagem de botânica na visão de um grupo de docentes da educação básica, estudantes da especialização em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba em parceria com a Universidade Aberta do Brasil. A presente pesquisa com abordagem quantitativa e qualitativa teve a participação de 22 professores. Os dados foram coletados por meio de um questionário semiestruturado com 15 perguntas, disponibilizado na plataforma online Google Forms. A análise qualitativa foi realizada através do método de análise textual discursiva, enquanto a confecção de imagens e tabelas ocorreu por meio do programa Microsoft Excel (2010) e pelo site WordClouds. A estratégia mais usada pelos docentes para o ensino de botânica é a prática com uso de modelos didáticos e seus principais desafios, assim como para seus alunos, estão relacionados à nomenclatura científica que refletiu no desempenho regular dos alunos sobre os conteúdos botânicos. Concluiu-se que, é necessário um resgate pelo prazer de ensinar e aprender, pois os termos complexos da área impossibilitam a compreensão da botânica como área do conhecimento capaz de educar indivíduos de forma consciente e sustentável.

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Biografia do Autor

Auta Paulina da Silva Oliveira, IFPB

Graduada em Ciências Biológicas (UEPB). Especialista em Ensino de Ciências e Matemática (IFPB). Mestra em Ciências Agrárias (UFPB). Doutoranda em Agronomia (UFPB).

Erycka Thereza Cavalcante Chaves de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)

Graduada em Ciências Biológicas (UEVA). Especialista em Ensino de Ciências e Matemática (IFPB).

Larissa Lanay Germano de Queiroz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)

Graduada em Ciências Biológicas (UFCG). Especialista em Ensino de Ciências e Matemática (IFPB). Mestranda em Ciências Agrárias (UEPB).

Renata Drummond Marinho Cruz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)

Graduada em Ciências Biológicas- Bacharelado e Licenciatura (UFPB). Mestra e doutora em Ciências Biológicas (UFPB). Professora efetiva, líder do grupo de pesquisa em Ciências e Matemática (GEPECM) e coordenadora de pesquisa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB)- Campus Patos.

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Publicado

2022-03-17

Como Citar

OLIVEIRA, A. P. da S.; CHAVES OLIVEIRA, ERYCKA T. C. .; GERMANO DE QUEIROZ, L. L. .; MARINHO CRUZ, R. D. . PRINCIPAIS DESAFIOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA NA VISÃO DE UM GRUPO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 1–26, 2022. DOI: 10.22196/rp.v24i1.6566. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6566. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua