PRINCIPAIS DESAFIOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA NA VISÃO DE UM GRUPO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v24i1.6566Palavras-chave:
Biologia vegetal. Ensino de ciências. Ensino de botânica. Metodologias de ensino.Resumo
O ensino de botânica, geralmente, está relacionado à linguagem diferente da realidade dos alunos e excesso de aulas teóricas, que causam desconforto aos discentes e também aos docentes de Biologia para ministrarem aulas. No entanto, o uso de diferentes metodologias, auxiliadas por materiais didáticos inovadores, podem proporcionar um ensino-aprendizagem da botânica mais dinâmico. Nessa perspectiva, objetivou-se avaliar os principais desafios no ensino-aprendizagem de botânica na visão de um grupo de docentes da educação básica, estudantes da especialização em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba em parceria com a Universidade Aberta do Brasil. A presente pesquisa com abordagem quantitativa e qualitativa teve a participação de 22 professores. Os dados foram coletados por meio de um questionário semiestruturado com 15 perguntas, disponibilizado na plataforma online Google Forms. A análise qualitativa foi realizada através do método de análise textual discursiva, enquanto a confecção de imagens e tabelas ocorreu por meio do programa Microsoft Excel (2010) e pelo site WordClouds. A estratégia mais usada pelos docentes para o ensino de botânica é a prática com uso de modelos didáticos e seus principais desafios, assim como para seus alunos, estão relacionados à nomenclatura científica que refletiu no desempenho regular dos alunos sobre os conteúdos botânicos. Concluiu-se que, é necessário um resgate pelo prazer de ensinar e aprender, pois os termos complexos da área impossibilitam a compreensão da botânica como área do conhecimento capaz de educar indivíduos de forma consciente e sustentável.
Downloads
Referências
AMADEU, Simone Oliveira; MACIEL, Maria de. Lourdes. A dificuldade dos professores de educação básica em implantar o ensino prático de botânica. Revista de produção discente em educação matemática, v.3, n.2, p.225-235, jun., 2014.
BASTIANI, Rosângela de Oliveira de; GONZATTI, Felipe. Inventário das árvores dos espaços escolares e seu entorno: uma proposta no ensino de Ciências. Scientia cum industria, v. 8, n. 3, p. 22-26, jul., 2020.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Documento homologado pela portaria n°1.570, publicada no D.O.U. de 20/12/2017, Seção 1, Pág. 146. Brasília, 20 de dezembro de 2017.
CARVALHO, Mariana Moreira; BARRETO, Maria Auxiliadora Motta. Ciências no Ensino Fundamental: contextualização das relações Ciência, Tecnologia e Sociedade no ensino de botânica. Revista Espacios, v. 38, n. 10, p. 1-11, out., 2017.
CHAVES, Bruno Edson; OLIVEIRA, Rafael Domingos de ; CHIKOWSKI, Renata dos. Santos; MENDES, Roselita Maria de Souza; MEDEIROS, Jeane Barros Leal de Pontes. Ludo Vegetal: uma nova alternativa para a aprendizagem de Botânica. Revista Brasileira de Biociências, Porto Alegre, v. 13, n. 3, p. 194-200, jul., 2015.
CORTE, Viviana Borges; SARAIVA, Fernanda Guimarães; PERIN, Idalina Tereza de Almeida Leite. Modelos didáticos como estratégia investigativa e colaborativa para o ensino de botânica. Revista pedagógica, v.20, n.44, p 172-196, 2018.
COSTA, Elaine Cristina Pereira; BARROS, Marcelo Diniz Monteiro de. Luz, câmera, ação: o uso de filmes como estratégia para o ensino de Ciências e Biologia. Revista Praxis, v.4, n. 11, p. 81-93, jun., 2014.
FAUSTINO, Elizabete Maria Braga. Compreensão dos estudantes do ensino médio sobre a abordagem do conteúdo de botânica. 2013. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
FIGUEIREDO, José Arimatéa; COUTINHO, Francisco Angelo; AMARAL, Fernando Costa. O ensino de botânica em uma abordagem ciência, tecnologia e sociedade. In SEMINÁRIO HISPANO BRASILEIRO- CTS, 2. São Paulo. Anais [...] São Paulo: UNICSUL, 2012. p. 488-498.
FREITAS, Savana dos. Anjos; ANDRADE-NETO, Agostinho Serrano de. Análise dos conteúdos de física nos livros didáticos de ciências do nono ano do ensino fundamental aprovados pelo PNLD 2017. Revista Contexto & Educação, n. 107, p. 174-188, Jan./ Abr., 2019.
GERHARD, Ana Cristina; ROCHA, João Filho Bernardes da. A fragmentação dos saberes na educação científica escolar na percepção de professores de uma escola de ensino médio. Investigações em Ensino de Ciências, v.17, n.1, p. 125-145, 2012.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar um projeto de pesquisa?. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
LIMA, Talita Daiane Inô. Avaliação diagnóstica do conteúdo botânico na educação básica e seus reflexos na formação do licenciando em biologia em Paulo Afonso/Bahia, Brasil. 2020. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Bahia, Bahia, 2020.
LIRA, Pedro Henrique Pereira. A influência da relação professor-aluno na motivação/desmotivação à aprendizagem. 2013. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Ciências Naturais)- Universidade de Brasília/Faculdade UnB Planaltina. Brasília, 2013.
LUCAS, Flávia Cristina Araújo; LOBATO, Gerciene de Jesus Miranda; LEÃO, Victor Miranda; MESQUITA, Ulliane de Oliveira; SANTOS, Seidel Ferreira dos. Ressignificação das aulas de botânica na escola: sensibilização e valorização da biodiversidade amazônica. Revista Espacios, v.38, n. 35, p.1-14, Maio, 2017.
MATOS, Gilda Maria do Amarante; MAKNAMARA, Marlécio; MATOS, Elaine Cristina do Amarante; PRATA, Ana Paula do Nascimento. Recursos didáticos para o ensino de botânica: uma avaliação das produções de estudantes em universidade sergipana. Holos, v. 5, p. 213-230, jun., 2015.
MELLO, Guiomar Nano de. Formação inicial de professores para a educação básica uma (re)visão radical. São Paulo em Perspectiva, v. 14, n.1, p. 98-110, mar., 2000.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (Brasil). Universidade Aberta do Brasil (UAB). 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/politica-de-educacao-inclusiva?id=12265. Acesso em: 30 de out. 2020.
MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, Bauru, v. 9, n. 2, p. 191-211, jun., 2003.
MOREIRA, Luiz Henrique Liberato; FEITOSA, Antônia Arisdélia Fonseca Matias Aguiar; QUEIROZ, Rubens Teixeira de; Estratégias pedagógicas para o ensino de botânica na educação básica. Experiências em Ensino de Ciências, v.14, n.2, p. 368-384, abr., 2019.
NASCIMENTO, Beatriz Miguez; DONATO, Ana Maria; SIQUEIRA, Andréa Espinola de; BARROSO, Carolina Burlamaque; SOUZA, Antônio Carlos Teixeira de; LACERDA, Silvana Messere; BORIM, Daniela Cristina Duque Estrada. Propostas pedagógicas para o ensino de Botânica nas aulas de ciências: diminuindo entraves. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 16, n. 2, p.298-315, maio, 2017.
NICOLA, Jéssica Anese; PANIZ, Catiane Mazocco. A importância da utilização de diferentes recursos didáticos no ensino de biologia. Revista do núcleo de educação a distância da Unesp. v. 2, n. 1, p.355-381, maio, 2016.
PAZZINI, Darlin Nalú Avila; ARAÚJO, Fabrício Viero de. O uso de vídeo como ferramenta de apoio ao ensino-aprendizagem. Trabalho de conclusão de curso (Curso de especialização em mídias na educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2013.
PIFFERO, Eliane de Lourdes Fontana; SOARES, Renata Godinho; COELHO, Caroline Pugliero; ROEHRS, Rafael. Metodologias Ativas e o ensino de Biologia: desafios e possibilidades no novo Ensino Médio. Ensino & Pesquisa, v. 18, n.2, 2020. p. 48-63,jul., 2020.
SANTANA, Sebastiana Érica Cruz; SILVA, Tatiane Santos; LANDIM, Myrna Friederichs. Aulas práticas no ensino de botânica: relato de uma experiência no contexto do PIBID em uma escola da rede estadual em Aracaju, SE. Scientia Plena, v.12, n.11 p.1-5, out., 2016.
SANTOS, Angélica Manzini; COSTA, Pollyanna. Glossário ilustrado de botânica: subsídio para aplicação no ensino. 2017. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de São Paulo, São Paulo, 2017.
SANTOS, Ana Laura Calazans dos; SILVA, Flávio Vieira Carvalho da; SANTOS, Luis Guilherme Teixeira dos; FEITOSA, Antônia Arisdélia Fonseca Matias Aguiar. Dificuldades apontadas por professores do programa de mestrado profissional em ensino de biologia para o uso de metodologias ativas em escolas de rede pública na paraíba. Brazilian Journal of Development, v. 6, n.4, p.21959-21973, abr., 2020.
SILVA, Juliana Nascimento; LOPES, Natalia Pirani Ghailardi. Botânica no Ensino Fundamental: diagnósticos de dificuldades no ensino e da percepção e representação da biodiversidade vegetal por estudantes. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 13, n. 2, p. 115-136, 2014.
SILVEIRA, Ana Karolina Madeira. Proposta de material didático virtual para o ensino de botânica. 2019. Monografia (Especialização em ensino de ciências) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
SOUZA, Cassia Luã Pires de. Uma análise crítica, a partir do enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), do ensino de botânica na educação básica. 88f. 2018. Dissertação de mestrado (Programa de pós-graduação em Educação em Ciências: Química vida e saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.
SOUZA, Cibely Maria de ; SANTOS, Caique Barbosa dos. Aulas Práticas no ensino de Biologia: Desafios e Possibilidades. Id on Line/Revista multidisciplinar e de psicologia, v.13, n. 45, p. 426-433, jul., 2019.
STANSKI, Carin; LUZ, Cynthia Fernandes Pinto; RODRIGUES, Adriana Ribeiro Ferreira; NOGUEIRA, Melissa Kosh Fernandes de Souza. Ensino de Botânica no Ensino Fundamental: estudando o pólen por meio de multimodos. Hoehnea, v.43, n.1, p. 19-25, set., 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.