PRINCIPAIS DESAFIOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA NA VISÃO DE UM GRUPO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v24i1.6566

Palavras-chave:

Biologia vegetal. Ensino de ciências. Ensino de botânica. Metodologias de ensino.

Resumo

O ensino de botânica, geralmente, está relacionado à linguagem diferente da realidade dos alunos e excesso de aulas teóricas, que causam desconforto aos discentes e também aos docentes de Biologia para ministrarem aulas. No entanto, o uso de diferentes metodologias, auxiliadas por materiais didáticos inovadores, podem proporcionar um ensino-aprendizagem da botânica mais dinâmico. Nessa perspectiva, objetivou-se avaliar os principais desafios no ensino-aprendizagem de botânica na visão de um grupo de docentes da educação básica, estudantes da especialização em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba em parceria com a Universidade Aberta do Brasil. A presente pesquisa com abordagem quantitativa e qualitativa teve a participação de 22 professores. Os dados foram coletados por meio de um questionário semiestruturado com 15 perguntas, disponibilizado na plataforma online Google Forms. A análise qualitativa foi realizada através do método de análise textual discursiva, enquanto a confecção de imagens e tabelas ocorreu por meio do programa Microsoft Excel (2010) e pelo site WordClouds. A estratégia mais usada pelos docentes para o ensino de botânica é a prática com uso de modelos didáticos e seus principais desafios, assim como para seus alunos, estão relacionados à nomenclatura científica que refletiu no desempenho regular dos alunos sobre os conteúdos botânicos. Concluiu-se que, é necessário um resgate pelo prazer de ensinar e aprender, pois os termos complexos da área impossibilitam a compreensão da botânica como área do conhecimento capaz de educar indivíduos de forma consciente e sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Auta Paulina da Silva Oliveira, IFPB

Graduada em Ciências Biológicas (UEPB). Especialista em Ensino de Ciências e Matemática (IFPB). Mestra em Ciências Agrárias (UFPB). Doutoranda em Agronomia (UFPB).

Erycka Thereza Cavalcante Chaves de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)

Graduada em Ciências Biológicas (UEVA). Especialista em Ensino de Ciências e Matemática (IFPB).

Larissa Lanay Germano de Queiroz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)

Graduada em Ciências Biológicas (UFCG). Especialista em Ensino de Ciências e Matemática (IFPB). Mestranda em Ciências Agrárias (UEPB).

Renata Drummond Marinho Cruz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)

Graduada em Ciências Biológicas- Bacharelado e Licenciatura (UFPB). Mestra e doutora em Ciências Biológicas (UFPB). Professora efetiva, líder do grupo de pesquisa em Ciências e Matemática (GEPECM) e coordenadora de pesquisa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB)- Campus Patos.

Referências

AMADEU, Simone Oliveira; MACIEL, Maria de. Lourdes. A dificuldade dos professores de educação básica em implantar o ensino prático de botânica. Revista de produção discente em educação matemática, v.3, n.2, p.225-235, jun., 2014.

BASTIANI, Rosângela de Oliveira de; GONZATTI, Felipe. Inventário das árvores dos espaços escolares e seu entorno: uma proposta no ensino de Ciências. Scientia cum industria, v. 8, n. 3, p. 22-26, jul., 2020.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Documento homologado pela portaria n°1.570, publicada no D.O.U. de 20/12/2017, Seção 1, Pág. 146. Brasília, 20 de dezembro de 2017.

CARVALHO, Mariana Moreira; BARRETO, Maria Auxiliadora Motta. Ciências no Ensino Fundamental: contextualização das relações Ciência, Tecnologia e Sociedade no ensino de botânica. Revista Espacios, v. 38, n. 10, p. 1-11, out., 2017.

CHAVES, Bruno Edson; OLIVEIRA, Rafael Domingos de ; CHIKOWSKI, Renata dos. Santos; MENDES, Roselita Maria de Souza; MEDEIROS, Jeane Barros Leal de Pontes. Ludo Vegetal: uma nova alternativa para a aprendizagem de Botânica. Revista Brasileira de Biociências, Porto Alegre, v. 13, n. 3, p. 194-200, jul., 2015.

CORTE, Viviana Borges; SARAIVA, Fernanda Guimarães; PERIN, Idalina Tereza de Almeida Leite. Modelos didáticos como estratégia investigativa e colaborativa para o ensino de botânica. Revista pedagógica, v.20, n.44, p 172-196, 2018.

COSTA, Elaine Cristina Pereira; BARROS, Marcelo Diniz Monteiro de. Luz, câmera, ação: o uso de filmes como estratégia para o ensino de Ciências e Biologia. Revista Praxis, v.4, n. 11, p. 81-93, jun., 2014.

FAUSTINO, Elizabete Maria Braga. Compreensão dos estudantes do ensino médio sobre a abordagem do conteúdo de botânica. 2013. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.

FIGUEIREDO, José Arimatéa; COUTINHO, Francisco Angelo; AMARAL, Fernando Costa. O ensino de botânica em uma abordagem ciência, tecnologia e sociedade. In SEMINÁRIO HISPANO BRASILEIRO- CTS, 2. São Paulo. Anais [...] São Paulo: UNICSUL, 2012. p. 488-498.

FREITAS, Savana dos. Anjos; ANDRADE-NETO, Agostinho Serrano de. Análise dos conteúdos de física nos livros didáticos de ciências do nono ano do ensino fundamental aprovados pelo PNLD 2017. Revista Contexto & Educação, n. 107, p. 174-188, Jan./ Abr., 2019.

GERHARD, Ana Cristina; ROCHA, João Filho Bernardes da. A fragmentação dos saberes na educação científica escolar na percepção de professores de uma escola de ensino médio. Investigações em Ensino de Ciências, v.17, n.1, p. 125-145, 2012.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar um projeto de pesquisa?. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

LIMA, Talita Daiane Inô. Avaliação diagnóstica do conteúdo botânico na educação básica e seus reflexos na formação do licenciando em biologia em Paulo Afonso/Bahia, Brasil. 2020. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Bahia, Bahia, 2020.

LIRA, Pedro Henrique Pereira. A influência da relação professor-aluno na motivação/desmotivação à aprendizagem. 2013. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Ciências Naturais)- Universidade de Brasília/Faculdade UnB Planaltina. Brasília, 2013.

LUCAS, Flávia Cristina Araújo; LOBATO, Gerciene de Jesus Miranda; LEÃO, Victor Miranda; MESQUITA, Ulliane de Oliveira; SANTOS, Seidel Ferreira dos. Ressignificação das aulas de botânica na escola: sensibilização e valorização da biodiversidade amazônica. Revista Espacios, v.38, n. 35, p.1-14, Maio, 2017.

MATOS, Gilda Maria do Amarante; MAKNAMARA, Marlécio; MATOS, Elaine Cristina do Amarante; PRATA, Ana Paula do Nascimento. Recursos didáticos para o ensino de botânica: uma avaliação das produções de estudantes em universidade sergipana. Holos, v. 5, p. 213-230, jun., 2015.

MELLO, Guiomar Nano de. Formação inicial de professores para a educação básica uma (re)visão radical. São Paulo em Perspectiva, v. 14, n.1, p. 98-110, mar., 2000.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (Brasil). Universidade Aberta do Brasil (UAB). 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/politica-de-educacao-inclusiva?id=12265. Acesso em: 30 de out. 2020.

MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, Bauru, v. 9, n. 2, p. 191-211, jun., 2003.

MOREIRA, Luiz Henrique Liberato; FEITOSA, Antônia Arisdélia Fonseca Matias Aguiar; QUEIROZ, Rubens Teixeira de; Estratégias pedagógicas para o ensino de botânica na educação básica. Experiências em Ensino de Ciências, v.14, n.2, p. 368-384, abr., 2019.

NASCIMENTO, Beatriz Miguez; DONATO, Ana Maria; SIQUEIRA, Andréa Espinola de; BARROSO, Carolina Burlamaque; SOUZA, Antônio Carlos Teixeira de; LACERDA, Silvana Messere; BORIM, Daniela Cristina Duque Estrada. Propostas pedagógicas para o ensino de Botânica nas aulas de ciências: diminuindo entraves. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 16, n. 2, p.298-315, maio, 2017.

NICOLA, Jéssica Anese; PANIZ, Catiane Mazocco. A importância da utilização de diferentes recursos didáticos no ensino de biologia. Revista do núcleo de educação a distância da Unesp. v. 2, n. 1, p.355-381, maio, 2016.

PAZZINI, Darlin Nalú Avila; ARAÚJO, Fabrício Viero de. O uso de vídeo como ferramenta de apoio ao ensino-aprendizagem. Trabalho de conclusão de curso (Curso de especialização em mídias na educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2013.

PIFFERO, Eliane de Lourdes Fontana; SOARES, Renata Godinho; COELHO, Caroline Pugliero; ROEHRS, Rafael. Metodologias Ativas e o ensino de Biologia: desafios e possibilidades no novo Ensino Médio. Ensino & Pesquisa, v. 18, n.2, 2020. p. 48-63,jul., 2020.

SANTANA, Sebastiana Érica Cruz; SILVA, Tatiane Santos; LANDIM, Myrna Friederichs. Aulas práticas no ensino de botânica: relato de uma experiência no contexto do PIBID em uma escola da rede estadual em Aracaju, SE. Scientia Plena, v.12, n.11 p.1-5, out., 2016.

SANTOS, Angélica Manzini; COSTA, Pollyanna. Glossário ilustrado de botânica: subsídio para aplicação no ensino. 2017. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de São Paulo, São Paulo, 2017.

SANTOS, Ana Laura Calazans dos; SILVA, Flávio Vieira Carvalho da; SANTOS, Luis Guilherme Teixeira dos; FEITOSA, Antônia Arisdélia Fonseca Matias Aguiar. Dificuldades apontadas por professores do programa de mestrado profissional em ensino de biologia para o uso de metodologias ativas em escolas de rede pública na paraíba. Brazilian Journal of Development, v. 6, n.4, p.21959-21973, abr., 2020.

SILVA, Juliana Nascimento; LOPES, Natalia Pirani Ghailardi. Botânica no Ensino Fundamental: diagnósticos de dificuldades no ensino e da percepção e representação da biodiversidade vegetal por estudantes. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 13, n. 2, p. 115-136, 2014.

SILVEIRA, Ana Karolina Madeira. Proposta de material didático virtual para o ensino de botânica. 2019. Monografia (Especialização em ensino de ciências) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.

SOUZA, Cassia Luã Pires de. Uma análise crítica, a partir do enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), do ensino de botânica na educação básica. 88f. 2018. Dissertação de mestrado (Programa de pós-graduação em Educação em Ciências: Química vida e saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.

SOUZA, Cibely Maria de ; SANTOS, Caique Barbosa dos. Aulas Práticas no ensino de Biologia: Desafios e Possibilidades. Id on Line/Revista multidisciplinar e de psicologia, v.13, n. 45, p. 426-433, jul., 2019.

STANSKI, Carin; LUZ, Cynthia Fernandes Pinto; RODRIGUES, Adriana Ribeiro Ferreira; NOGUEIRA, Melissa Kosh Fernandes de Souza. Ensino de Botânica no Ensino Fundamental: estudando o pólen por meio de multimodos. Hoehnea, v.43, n.1, p. 19-25, set., 2016.

Downloads

Publicado

2022-03-17

Como Citar

OLIVEIRA, A. P. da S.; CHAVES OLIVEIRA, ERYCKA T. C. .; GERMANO DE QUEIROZ, L. L. .; MARINHO CRUZ, R. D. . PRINCIPAIS DESAFIOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA NA VISÃO DE UM GRUPO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 1–26, 2022. DOI: 10.22196/rp.v24i1.6566. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6566. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua