TRANSDISCIPLINARIDADE NAS PRÁTICAS DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA:

a percepção de professoras do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.6424

Palavras-chave:

Transdisciplinaridade, Vivências transdisciplinares, Práticas docentes

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa acadêmica que teve por objetivo investigar como as professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental do Colégio Municipal Dom Mota, município de Nazaré da Mata – Pernambuco, percebem a presença da transdisciplinaridade no âmbito de suas práticas docentes. O enquadramento teórico deste estudo assenta-se nas ideias de Weil (1993), Nicolescu (2000), Morin (2002), Moraes (2015), Suanno (2015), Machado (2018), entre outros(as). Com relação aos procedimentos metodológicos, fez-se opção pela abordagem qualitativa de pesquisa. Os dados foram coletados por meio da técnica de grupo focal, entrevistando 5 sujeitos, sendo 3 professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental e duas supervisoras de ensino. A pesquisa foi realizada no período de 16/07/2020 a 24/09/2020. Para a análise dos dados, recorreu-se à análise de conteúdo temático categorial. Os resultados da investigação apontam que a vivência da transdisciplinaridade nas práticas docentes das professoras é concebida por meio de alguns princípios e valores da metodologia transdisciplinar, como a abertura, a tolerância e a integralidade, que possibilitam novos modos de pensar e o despertar de um olhar consciente perante as relações com a natureza, com o ser humano e com a vida.

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Biografia do Autor

Maria de Fátima Gomes da Silva, Universidade de Pernambuco

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Porto- Portugal - Professora Associada/Livre Docente, Universidade de Pernambuco. E-mail: fatimamaria18@gmail.com

Iolanda Mendonça de Santana, Universidade de Pernambuco

Mestra em Educação pela Universidade de Pernambuco, professora da Educação Básica. E-mail:  iolanda.ms@hotmail.com

Jayne Millena Ferreira Rodrigues do Nascimento, Universidade de Pernambuco - Campus Mata Norte

Licenciada em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco, professora da Educação Básica. E-mail:  jaynenascimentope@outlook.com

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Publicado

2021-09-25

Como Citar

GOMES DA SILVA, M. de F.; MENDONÇA DE SANTANA, I.; MILLENA FERREIRA RODRIGUES DO NASCIMENTO, J. TRANSDISCIPLINARIDADE NAS PRÁTICAS DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: : a percepção de professoras do Ensino Fundamental . Revista Pedagógica, [S. l.], v. 23, p. 1–22, 2021. DOI: 10.22196/rp.v22i0.6424. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6424. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua