RELAÇÃO PROFESSOR-ESTUDANTE E AS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DO ESTUDANTE DE MEDICINA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v24i1.6332

Palavras-chave:

Relação professor-aluno. Aprendizagem Profissional. Afetividade. Ensino de Medicina.

Resumo

Neste estudo objetiva-se compreender as representações que os estudantes produzem acerca da afetividade na relação professor-aluno e as implicações na aprendizagem profissional no curso de Medicina da Universidade Estadual de Feira de Santana. Tem-se como pressupostos teóricos os saberes da afetividade na relação educativa, a aprendizagem significativa e a formação profissional. A pesquisa evidencia a abordagem qualitativa de caráter descritivo. A produção dos dados se deu mediante a aplicação de entrevista semiestruturada A produção dos dados se deu mediante a aplicação de entrevista semiestruturada e na análise dos dados foi utilizado o método da Análise Textual Discursiva (ATD), que tem entre suas etapas metodológicas a unitarização, reunitarização, categorização e criação de metatextos. Os achados destacam que a proximidade proporcionada pelos professores por meio da dimensão afetiva implica diretamente na qualidade da aprendizagem profissional dos estudantes. Realçam também que as relações afetivas são fundamentais para a consolidação de uma relação pedagógica produtiva e eficaz, assim como para a atuação profissional desses estudantes e referência à relação médico e paciente.

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Biografia do Autor

Líbia Araujo da Luz, Universidade Estadual de Feira de Santana

 Licencianda em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); Bolsista de Iniciação Científica (PROBIC/UEFS) – libiaaraujodaluz@hotmail.com.

Evódio Mauricio Oliveira Ramos, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutor e Mestre em Educação; Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia Universitária (NEPPU) – emoramos@uefs.br.

Marinalva Lopes Ribeiro, Universidade Estadual de Feira de Santana

Pós-Doutorado e Doutorado em Educação; Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade Estadual de Feira De Santana (UEFS); Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia Universitária (NEPPU) - marinalva_biodanza@hotmail.com.

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Publicado

2022-02-11

Como Citar

ARAUJO DA LUZ, L.; MAURICIO OLIVEIRA RAMOS, E. .; LOPES RIBEIRO, M. RELAÇÃO PROFESSOR-ESTUDANTE E AS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DO ESTUDANTE DE MEDICINA. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 1–27, 2022. DOI: 10.22196/rp.v24i1.6332. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6332. Acesso em: 22 dez. 2024.

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Artigos Demanda Contínua