SISTEMA DE ENSINO X SABERES PRÁTICOS: violência simbólica e resistência na reprodução social de trabalhadores amazônicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.6313

Palavras-chave:

Relação saber-poder. Reprodução social. Sistemas de ensino. Educação intercultural.

Resumo

Este artigo articula a contribuição dos estudos decoloniais (QUIJANO, 2005; LUCINI e SANTOS, 2018) à noção de habitus (BOURDIEU, 2009). O objetivo é mostrar como estes saberes práticos, incorporados e pré-reflexivos, característicos de culturas não letradas, conviveram, historicamente, com a influência do sistema de ensino, instituição que buscou fazer com que indígenas, negros, mestiços e seus descendentes reproduzissem a cultura das elites na Amazônia brasileira desde a colonização portuguesa, em 1616, aos dias atuais. O estudo concluiu que mesmo diante da colonialidade do poder, do racismo e da exploração pelas elites locais, esses trabalhadores amazônicos mestiços, vêm, historicamente, conseguindo se inserir no mundo do trabalho, graças a um habitus que articula o domínio do meio ambiente a uma rede de alianças entre explorados. Essas estratégias permitiram que conservassem relativa autonomia econômica e cultural, em diversos períodos históricos, diante dos interesses das classes dominantes e do Estado.

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Biografia do Autor

Alexandre Lins, UFPA/Pesquisador

Doutor em Ciências: Desenvolvimento Socioambiental, pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, NAEA/UFPA. Jornalista da Fundação Paraense de Radiodifusão. Membro do grupo de pesquisa Socialidades, intesubjetividades e sensibilidades amazônicas (SISA). E-mail: asaalins@yahoo.com.br

Fábio Castro, UFPA/ Professor

Doutor em Sociologia pela Universidade da Sorbonne (Paris V Descartes). Pós-doutor em Etnometodologia pela Universidade de Montreal. Professor associado da Universidade Federal do Pará. Coordena o Grupo de Pesquisa Socialidades, Intersubjetividades e Sensibilidades Amazônicas (SISA) no CNPq. E-mail: fabiofc@ufpa.br

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Publicado

2021-06-29

Como Citar

LINS, A.; CASTRO, F. SISTEMA DE ENSINO X SABERES PRÁTICOS: violência simbólica e resistência na reprodução social de trabalhadores amazônicos. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 23, p. 01–25, 2021. DOI: 10.22196/rp.v22i0.6313. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6313. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: SABERES, MOVIMENTOS E EDUCAÇÃO: diálogos (in)comuns