A AGENDA DA PRODUTIVIDADE DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA: qual o papel da (contra) reforma do ensino médio?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.5798

Palavras-chave:

Produtividade, Ensino Médio, Política Pública, Indústria 4.0, Trabalho-Educação

Resumo

O presente texto se propõe a discutir a interseção entre agenda de incremento da produtividade por parte da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a (contra)Reforma do Ensino Médio (Lei nº 13.415/2017). Destacamos as premissas advogadas pela CNI para a formação da força de trabalho em uma etapa histórica da produção industrial que tem sido denominada como Indústria 4.0. Para tanto, o texto identifica a definição corrente de produtividade, bem como questiona os limites estruturais do incremento da produtividade no Brasil. Ao pôr em pauta a agenda de incremento da produtividade pela CNI, apresentamos suas principais formulações acerca da educação de nível médio e profissional, para então concluir se o pressuposto formativo da (contra)Reforma do Ensino Médio se coaduna com as demandas propugnadas pela CNI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Livia Mouriño de Mello, Universidade Federal Fluminense

Mestre e doutoranda em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense; Integrante do Grupo de Pesquisa GPETED/UFF e Professora de História no Pré Vestibular Social de Fundação Cecierj/Consórcio Cederj.

Bruno Gawryszewski, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Educação pelo PPGE/UFRJ. Professor do Departamento de Administração Educacional da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ.

Downloads

Publicado

2020-12-13

Como Citar

MOURIÑO DE MELLO, L. .; GAWRYSZEWSKI, B. A AGENDA DA PRODUTIVIDADE DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA: qual o papel da (contra) reforma do ensino médio?. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 22, p. 1–27, 2020. DOI: 10.22196/rp.v22i0.5798. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5798. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Políticas Públicas de Ensino Médio: diferentes contextos em análise