A influência das políticas públicas na formação do professor brasileiro e sua relação com o Ensino Religioso

Autores

  • Tania Alice de Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v20i44.4455

Resumo

Este texto tem a intenção de discutirquestões relativas aos processos de implementação das políticas públicas voltadas para a formação do professor brasileiro enfatizando sua relação com os docentes de Ensino Religioso.No ano de 2017 tivemos uma ampla discussão acercada BNCC  e depois de várias idas e vindas, em sua última versão, o componente Ensino Religioso (ER) foi contemplado. Devido a sua apresentação, formando umapêndice na BNCC dadaa sua separação da área de humanas, o documentogerou críticasentre os que enxergam o ER como área de conhecimento e aqueles laicistas radicais que veem nesta disciplina certa herança catequética.Por esses motivos, a estruturaatual da base  descaracteriza uma área  responsável por produzir conhecimentos sociais, no caso o Ensino Religioso. A despeito desses caminhos e descaminhoso ER encontra-se amparado legalmente fazendo jusa todo investimento intelectual que o embasa epistemologicamente,  em especial pela Ciência da religião. Contudo,há de se destacar o último edital da CAPES (2018)  que na qualidade de gestora das políticas públicas educacionais, assumiu uma postura excludente regulamentandoa supressão do  ER de seu rol de subprojetos. Por entender que o professor de ER necessita de equiparação com os professores de outros conteúdosno sentido de formação que oportunize a discussão de planejamento, a avaliação e as  metodologias existentes é que este texto se ocupa. Com isto, objetiva-se também,mostrar a relevância das políticas públicas para todos os campos de saberes,de maneira irrestrita,como forma de reivindicar seu compromisso com a formação de uma sociedade plural e laica, portanto cidadã e de acordo com o que preconiza a LDB.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tania Alice de Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Professora dos anos iniciais da rede municipal de ensino. Pesquiadora de grupo que discute Religião, educação e gênero

Downloads

Publicado

2018-09-07

Como Citar

DE OLIVEIRA, T. A. A influência das políticas públicas na formação do professor brasileiro e sua relação com o Ensino Religioso. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 20, n. 44, p. 66–86, 2018. DOI: 10.22196/rp.v20i44.4455. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4455. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Apresentação do Dossiê