O Currículo e o Ensino Religioso na BNCC: reflexões e perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v20i44.4441Palavras-chave:
(des)positivação, qualidade biológica superior, complexidade, comunicação, interdisciplinariidadeResumo
Resumo: O Ensino Religioso (ER) nos remete a um tema polêmico e vem despertando o interesse de grupos religiosos e educadores da área. O ER é uma das disciplinas mais antigas no currículo escolar no país. No Brasil, não existe oficialmente uma diretriz nacional comum para esta disciplina, capaz de produzir uma ação pedagógica autônoma e reflexiva, que respeite o pluralismo religioso, a diversidade cultural e étnica de seu povo. O objetivo deste artigo é analisar os desafios e as perspectivas do ER como área de conhecimento na Base Nacional Comum Curricular - BNCC, bem como discutir como tal disciplina pode ser uma ação pedagógica dialógica, reflexiva, crítica e emancipadora?
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.