BENEFICÊNCIA E INSTRUÇÃO: ações católicas na história da educação na capital do império (1880-1930)
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.4309Palavras-chave:
Igreja Católica, Estado, Escola, História da EducaçãoResumo
Este trabalho tem como finalidade apresentar a história de instituições educativas, escolares e assistencialistas mantidas pela Igreja Católica da Candelária (1634), a partir da década de 1880. São o Asilo para Infância desvalida e o Recolhimento de Nossa Senhora da Piedade que, posteriormente, em 1939, se tornam Educandários (existentes até os dias atuais). Apresentam-se como possibilidade de recorte temporal as décadas de 1880 e 1930. Para esta tarefa foram analisados os acervos sob guarda da própria Igreja da Candelária e da Irmandade, como livros, ofícios, manuscritos, legislações e estatutos. Como operação metodológica, ainda, se propõe um diálogo com a historiografia da educação e os estudos e pesquisas recentes em circulação. Entre as considerações alcançadas, foi possível refletir acerca das relações estabelecidas entre Estado e Sociedade Civil (Igreja Católica) em torno das práticas assistencialistas, educativas e religiosas direcionadas às “infâncias” em idade escolar.Downloads
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