As espécies ameaçadas e a educação ambiental: conhecimento de estudantes sobre o papagaio-de-peito-roxo

Autores

  • Nádia Kroth
  • Angélica Soligo Cassol
  • Eliara Solange Muller Unochapecó

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v20i44.4161

Palavras-chave:

Inclusão, Acessibilidade à comunicação, Estudantes surdos

Resumo

A escola tem papel fundamental na divulgação científica do conhecimento sobre as espécies, principalmente nas disciplinas de Ciências e Biologia e através da inserção de ações de educação ambiental. Para que estas ações sejam efetivas é fundamental perceber como os indivíduos conhecem e percebem o mundo natural que os rodeia. Visando entender se o contato com a natureza interfere no conhecimento de estudantes, investigamos o conhecimento dos mesmos sobre a espécie Amazona vinacea (papagaio-de-peito-roxo). Aplicamos um questionário para 63 estudantes do 9° ano do ensino fundamental, avaliamos o ambiente escolar e questionamos as professoras de ciências sobre suas aulas na natureza. O contato mais frequente com a natureza influenciou o conhecimento sobre a espécie. Diante disso, ressaltamos a importância de identificar o conhecimento prévio dos estudantes antes de serem trabalhadas ações na educação ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliara Solange Muller, Unochapecó

Curso de Ciências Biológicas, Área de Ciências Exatas e Ambientais (ACEA) da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó).

Downloads

Publicado

2018-09-07

Como Citar

KROTH, N.; CASSOL, A. S.; MULLER, E. S. As espécies ameaçadas e a educação ambiental: conhecimento de estudantes sobre o papagaio-de-peito-roxo. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 20, n. 44, p. 153–171, 2018. DOI: 10.22196/rp.v20i44.4161. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4161. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS