As espécies ameaçadas e a educação ambiental: conhecimento de estudantes sobre o papagaio-de-peito-roxo
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v20i44.4161Palavras-chave:
Inclusão, Acessibilidade à comunicação, Estudantes surdosResumo
A escola tem papel fundamental na divulgação científica do conhecimento sobre as espécies, principalmente nas disciplinas de Ciências e Biologia e através da inserção de ações de educação ambiental. Para que estas ações sejam efetivas é fundamental perceber como os indivíduos conhecem e percebem o mundo natural que os rodeia. Visando entender se o contato com a natureza interfere no conhecimento de estudantes, investigamos o conhecimento dos mesmos sobre a espécie Amazona vinacea (papagaio-de-peito-roxo). Aplicamos um questionário para 63 estudantes do 9° ano do ensino fundamental, avaliamos o ambiente escolar e questionamos as professoras de ciências sobre suas aulas na natureza. O contato mais frequente com a natureza influenciou o conhecimento sobre a espécie. Diante disso, ressaltamos a importância de identificar o conhecimento prévio dos estudantes antes de serem trabalhadas ações na educação ambiental.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.