Gestão educacional e sua relação com a oferta de atividades curriculares complementares
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v20i44.4041Palavras-chave:
Integração, Avicultura, Produtores rurais, Contrato.Resumo
A oferta de atividades paralelas ao sistema formal de ensino como mecanismo para ampliação da jornada escolar e possibilidade de melhoria da qualidade educacional já é uma realidade no atual cenário nacional. No estado do Paraná o Programa de Atividades Curriculares Complementares possibilita às escolas estaduais ofertarem atividades de contra turno em diversos eixos temáticos. Dessa forma, o objetivo desse estudo foi compreender a dinâmica dessas atividades em uma cidade de pequeno porte do estado tendo como foco de observação o papel do gestor na condução das ações. Foram coletados dados técnicos quantitativos de desenvolvimento das ações nas escolas bem como foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os gestores das unidades pesquisadas. Os dados mostraram que há uma efetiva participação dos alunos no programa, mas que há dificuldades dos gestores em compreenderem os processos específicos da proposta, tanto em termos pedagógicos quanto administrativos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.