O “novo” ensino médio: apontamentos sobre a retórica da reforma, juventudes e o reforço da dualidade estrutural

Autores

  • Éder da Silva Silveira Universidade de Santa Cruz do Sul - Unisc
  • Nara Vieira Ramos Universidade Federal de Santa Maria.
  • Rafael de Brito Vianna Universidade de Santa Cruz do Sul- Unisc.

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v20i43.3992

Resumo

Neste artigo apresentam-se algumas considerações críticas a respeito da reforma do Ensino Médio anunciada pelo governo Temer, expressa na Lei 13.415/2017. Metodologicamente, o texto resulta de uma abordagem de cunho qualitativo, bibliográfico e reflexivo. Enfatizamos algumas características, conteúdos e contradições dessa reforma a partir da tessitura de apontamentos sobre juventudes e Ensino Médio no Brasil, em particular sobre as propagandas do atual governo veiculadas na grande mídia. O texto denuncia a falácia do discurso da escolha dos jovens em relação aos itinerários formativos e o reforço da dualidade estrutural como efeito objetivo da reforma do Ensino Médio. Sobre esse último aspecto, considerando elementos da história da educação brasileira e das políticas educacionais, percebemos que o “novo” Ensino Médio não apresenta novidades capazes de transformar ou solucionar os problemas historicamente acumulados. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Éder da Silva Silveira, Universidade de Santa Cruz do Sul - Unisc

Professor pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação e do Departamento de História e Geografia da Universidade de Santa Cruz do Sul – Unisc. Linha de pesquisa: Educação, Trabalho e Emancipação. Doutor em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos; Mestre e Pós-doutor em Educação pela PUC-RS. E-mail: eders@unisc.br

Nara Vieira Ramos, Universidade Federal de Santa Maria.

Professora pesquisadora do Centro de Educação e do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS com Pós-Doutorado em Metodologias Participativas na Universidade Complutense de Madri - Espanha (2012-2013). 

Rafael de Brito Vianna, Universidade de Santa Cruz do Sul- Unisc.

Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul- Unisc. Linha de Pesquisa: Educação, Trabalho e Emancipação. Bolsista Capes Prosuc.

Downloads

Publicado

2018-04-30

Como Citar

SILVEIRA, Éder da S.; RAMOS, N. V.; VIANNA, R. de B. O “novo” ensino médio: apontamentos sobre a retórica da reforma, juventudes e o reforço da dualidade estrutural. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 20, n. 43, p. 101–118, 2018. DOI: 10.22196/rp.v20i43.3992. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3992. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS