Educação e formação humana: impasses entre métodos, ideologias e doutrinação
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v20i43.3981Palavras-chave:
Estratégia, Regulação, Telecomunicações, Teoria Institucional.Resumo
O presente estudo, fundamentado em autores clássicos do pensamento educacional e em documentos e debates atuais, procura identificar alguns momentos em que a relação métodos, ideologias ou “doutrinação” foram ocupando espaços na esfera pedagógica, e atuando diretamente na formação humana. Para isso, partimos das ideias renovadoras da pedagogia herdadas de Rousseau e Condorcet passando pelos princípios de democracia de Dewey e pelas influências dos marxistas em âmbito geral. Os embates no Brasil estão alicerçados nas proposições de Anísio Teixeira, Paulo Freire e Saviani, passando pelas críticas feitas à educação atual pelo movimento da Escola Sem Partido, definido como “doutrinação ideológica”. Concluímos que a educação é um ato político, portanto, não um fazer neutro. O professor precisa ter uma formação sólida e expressar claramente suas concepções de mundo, possibilitando que os alunos construam suas próprias concepções.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.