Nita Freire: histórias compartilhadas com o maior educador brasileiro e que nos ajudam a compreender o momento atual
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v19i42.3948Palavras-chave:
Envelhecimento, Cuidadores, Idosos dependentes,Resumo
Ana Maria Araújo Freire (Nita Freire) é mestre e doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/ SP), viúva e sucessora legal de Paulo Freire. Aos 83 anos de idade trabalha intensamente, se dedica a organizar, publicar textos inéditos do Educador e responde pela tradução de parte da obra do autor para diversas línguas. Nita Freire também colaborou em algumas obras de Paulo Freire, escreveu Notas importantes que ajudam o leitor a compreender mais profundamente os ensinamentos contidos nos livros. É autora de diversos livros de autoria individual como “Nós dois”, Editora Paz e Terra, São Paulo, 2013. Neste livro, a autora reúne cartas, bilhetes, fotos que retratam a trajetória de encantamento de duas pessoas já na maturidade, ela com 54 anos e ele com 65 anos de idade.
Na entrevista concedida em sua residência na cidade de São Paulo para a mestre em Gerontologia e doutora em Serviço Social pela PUC/SP, Pesquisadora e Professora Convidada da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Campus Avançado CAMEAM, Áurea Eleotério Soares Barroso, no dia primeiro de agosto de 2017, Nita Freire fala sobre educação, anistia política, longevidade e enaltece alguns atributos do ser humano Paulo Freire.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.