O letramento visual como Chave de leitura das práticas Pedagógicas e da produção de Artefatos no campo da surdez

Autores

  • Cristiane Correia Taveira Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó
  • Alexandre Rosado

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v18i39.3691

Palavras-chave:

Empreendedorismo. Perfil Empreendedor. Comportamento Empreendedor.

Resumo

A insuficiência de base teórica em matrizes de linguagem (sonora, visual e verbal), principalmente no que se refere à visualidade e às mesclas entre as matrizes, evidencia aspectos que incidem no distanciamento da forma de abordar a característica principal da coleção de artefatos produzidos pelos professores surdos durante a prática pedagógica: o apelo imagético que acrescenta outros olhares ao letramento, à leitura, à escrita e à produção literária. Essas práticas pedagógicas visuais circulam e permeiam outras práticas. Foi prioritário estudá-las dada a especificidade e a pertinência que demonstram os professores instrutores surdos ao aplicá-las, o que pode impulsionar mais adequadamente a escolarização de alunos surdos.

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Publicado

2017-03-21

Como Citar

TAVEIRA, C. C.; ROSADO, A. O letramento visual como Chave de leitura das práticas Pedagógicas e da produção de Artefatos no campo da surdez. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 18, n. 39, p. 174–195, 2017. DOI: 10.22196/rp.v18i39.3691. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3691. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS