As políticas para expansão e democratização do acesso à Educação Superior no cenário brasileiro

Autores

  • Sherlon Cristina De Bastiani Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Lucas Andres Arbage Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v20i44.3673

Palavras-chave:

Sociologia da Cultura, História da Arte, teoria e metodologia.

Resumo

As políticas para a expansão e democratização do acesso à educação superior no Brasil constituem a temática central deste estudo. Objetiva-se amparar-se na literatura para apreender entendimentos acerca dos conceitos de expansão e democratização do acesso ao ensino superior, buscar as principais políticas que favoreceram estes processos e, refletir sobre a importância desta temática no contexto brasileiro. Para tanto, este estudo caracteriza-se como bibliográfico e documental. Considera-se a década de 1990 como marco para o avanço nas políticas de expansão e democratização do acesso ao ensino superior. Apresentamos uma breve revisão teórica cerceando os conceitos de expansão e democratização do acesso ao ensino superior. Por fim, destaca-se a importância das políticas de fomento a estes dois processos, no cenário brasileiro, haja vista o histórico de como a educação superior se desenvolve no país.

Palavras-chave: Política de educação. Educação Superior. Expansão. Democratização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-09-07

Como Citar

DE BASTIANI, S. C.; ARBAGE, L. A. As políticas para expansão e democratização do acesso à Educação Superior no cenário brasileiro. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 20, n. 44, p. 137–152, 2018. DOI: 10.22196/rp.v20i44.3673. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3673. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS