A intensificação e precarização do trabalho docente nos Institutos Federais

Autores

  • Ecléa Vanessa Canei Baccin Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó
  • Eneida Oto Shiroma

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v18i39.3619

Palavras-chave:

Bergmann's Rule, simuliid, Itatiaia National Park

Resumo

Este artigo discute a intensificação do trabalho docente nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) diante da reconfiguração da Rede Federal de educação profissional. Utilizando o materialismo histórico como referencial teórico, adota a concepção marxiana de trabalho para problematizar as transformações nos processos de trabalho demandadas pelo capital. Buscamos, com esta análise, levantar aspectos que nos permitam mais bem apreender as contradições da política pública que promove a expansão dos IF simultaneamente à precarização do trabalho que neles se realiza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-03-21

Como Citar

BACCIN, E. V. C.; SHIROMA, E. O. A intensificação e precarização do trabalho docente nos Institutos Federais. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 18, n. 39, p. 129–150, 2017. DOI: 10.22196/rp.v18i39.3619. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3619. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS