O currículo na contemporaneidade: filosofia e tendências
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v19i41.3594Palavras-chave:
Ética. Marketing. Responsabilidade Social Empresarial.Resumo
Este artigo tem como objetivo central identificar e analisar a filosofia que permeia os estudos curriculares das últimas décadas, buscando identificar as tendências teoréticas dos curriculistas. Para tanto, foram compulsados em torno de 30 artigos, escolhidos de forma aleatória, em sua quase totalidade publicados dos anos de 2005 a 2015, e alguns livros com datas variáveis, mas que se situam na década de 1990 em diante. Nós nos valemos do método reconstrutivo, ou seja, a partir dos textos e respectivos autores estudados buscamos seguir o perfil teorético que os embasou. O estudo permitiu identificar forte tendência filosófica das assim ditas perspectivas pós-modernas/pós-estruturalistas e uma especial presença da lógica da diferença, em face das novas identidades produzidas pelas condições do mundo vivido pelos humanos, na contemporaneidade. Mesmo posições teoréticas mais conservadoras já não deixam de abrir espaço para as características culturais regionais e locais a serem contempladas pelo currículo, nos dias atuais.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.