Jogos digitais na educação: possibilidades para temas geradores
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v19i41.3293Resumo
Faz pouco mais de 50 anos que os jogos digitais iniciaram sua trajetória pelo mundo. De fase em fase, afloram recheados de discussões e pormenores que merecem ser discutidos ao invés de negligenciados. Diante disso, o que nos propomos neste ensaio é pensar os jogos digitais na educação a partir das concepções de Paulo Freire – mais especificamente os jogos despontando como temas geradores. Para o melhor desenvolvimento da temática, partimos da seguinte pergunta-guia: os jogos digitais, enquanto linguagens, podem ser parte do processo maior para pensar os temas geradores, tal como outros pontos circunstancias da teoria de Paulo Freire? Nossos argumentos centralizam-se em leituras freireanas, com aproximações ao pensamento pragmático norte americano. Na primeira parte do artigo, nós nos debruçamos sobre as questões dos temas geradores; na segunda parte, aproximamos discussões teóricas com a viabilidade de exemplos com games mercadológicos. Ao final, nos parece que os jogos digitais tomados como temas geradores são ferramentas desafiadoras à alfabetização funcional tecnológica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.