A metodologia de pesquisa em sala de aula na formação e na atuação docente

Autores

  • Nilda Stecanela

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v17i35.3060

Palavras-chave:

Educação. Políticas sociais. Bolsa Família.

Resumo

O texto tem como ponto de partida a reflexão sobre os desafios da educação contemporânea, cujos enfrentamentos requerem intervenções pedagógicas qualificadas e inovadoras. No seu desenvolvimento, descreve-se uma prática vivida no contexto da formação docente com vistas à construção de respostas para a recorrente indagação: como fazer?”. Define como pontos “de chegada o debate sobre a prática docente na Educação Básica relacionando o uso da pesquisa em sala de aula como uma metodologia de ensino possível. Na tessitura da argumentação, defende o protagonismo do professor, em permanente processo de formação, no sentido de desenvolver a competência reflexiva e a transposição didática na organização do seu ensino, de modo a conferir autoria ao seu fazer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-12-22

Como Citar

STECANELA, N. A metodologia de pesquisa em sala de aula na formação e na atuação docente. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 17, n. 35, p. 163–178, 2015. DOI: 10.22196/rp.v17i35.3060. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3060. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS