O território como um elemento indissociável da educação: um desafio para a formação de professores indígenas

Autores

  • Maria Aparecida Rezende

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v17i34.2919

Palavras-chave:

Sociologia, Estudos Culturais, Museus, Narrativas Coloniais, Dominação

Resumo

Este texto é uma provocação de diálogo com as instituições que se propôs a oferecer a Formação de Professores Indígenas. Também tem a intenção de discutir o lugar do território como um dos eixos que sustentam a cultura dos povos indígenas por meio da educação. Juntar a educação escolar à educação indígena e, a partir disso, compreender o que é educação intercultural. Essa discussão foi realizada junto aos povos indígenas e com a assessoria pedagógica no seio das aldeias mato grossenses, escutando as vozes sempre silenciadas. A partir dessa escuta, necessitou-se de muitas leituras e trocas de experiências com pessoas que partilham desse mesmo problema. O desafio é da efetivação das práticas pedagógicas interculturais. Não se separa a educação da vida. E o território é o coração da educação indígena.

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Publicado

2015-09-08

Como Citar

REZENDE, M. A. O território como um elemento indissociável da educação: um desafio para a formação de professores indígenas. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 17, n. 34, p. 75–91, 2015. DOI: 10.22196/rp.v17i34.2919. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2919. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS