Percepções dos usos de produções didáticas em uma escola Kaingang

Autores

  • Ana Lúcia Vulfe Nötzold

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v17i34.2915

Resumo

Este artigo analisa os usos do livro “Ouvir Memórias, Contar Histórias: Mitos e Lendas Kaingang” (2006) produzido em coautoria com os professores Kaingang e idosos da Terra Indígena Xapecó/SC. Por se tratar de um grupo de tradição oral, esse livro é utilizado como base de materiais didáticos por professores indígenas em suas aulas. Busca-se perceber se há interferência sobre o conhecimento tradicional, transmitido anteriormente de forma oral, bem como, se esses trabalhos influenciaram na percepção do mito de origem deste povo a partir do uso dos livros. Usamos entrevistas de História Oral e os registros etnográficos de Nimuendajú e Borba. O artigo não é conclusivo, pois busca levantar pontos a serem discutidos por pesquisadores da área, estimulando a reflexão e o debate sobre a recepção de trabalhos acadêmicos sobre a História Indígena, pelas próprias comunidades e suas escolas, a partir da análise da experiência do LABHIN junto ao povo Kaingang.

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Publicado

2015-09-08

Como Citar

NÖTZOLD, A. L. V. Percepções dos usos de produções didáticas em uma escola Kaingang. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 17, n. 34, p. 21–35, 2015. DOI: 10.22196/rp.v17i34.2915. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2915. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS