Inclusão na Educação Infantil: a experiência de uma criança com Síndrome de Down
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v15i30.1587Palavras-chave:
Capital Social. Análise Epistemológica. AdministraçãoResumo
A Educação Infantil tem papel fundamental no desenvolvimentoda criança. Esta é uma afirmação que tem reflexos, também, na educação dacriança com deficiência. No entanto, conhecemos pouco sobre o processoda inclusão na Educação Infantil. Logo, é em torno desta problemática queeste trabalho é construído. Buscou-se conhecer e analisar como ocorre oprocesso de inclusão da criança com deficiência nesta etapa da EducaçãoBásica. Para tanto, ocorreu um processo de observação de uma turmade Educação Infantil, maternal II, na qual estava presente uma criançade três anos, com Síndrome de Down. Durante quarenta horas, foramobservados aspectos inerentes ao processo de inclusão desta criança. Pormeio do Diário de Campo, puderam ser registradas características gerais daescola, e, especialmente, a rotina desta criança no ambiente escolar. Foramobservadas as condições de possibilidade existentes para que a criançapudesse interagir e se desenvolver no ambiente escolar, bem como osdesafios que advém desta situação. Outro recurso utilizado para conhecer osprocessos pedagógicos voltados à criança com deficiência foi à realização deuma entrevista semiestruturada com a professora da turma observada. Osmateriais construídos durante a interação com a escola escolhida apontampara a importância da criança com deficiência estar na escola de EducaçãoInfantil, e apresentam esta situação como um desafio que demanda, entreoutros aspectos, a formação do professor.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.