Cinema, participação estética e imaginação / Cinema, aesthetic participation and imagination
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v15i30.1580Resumo
O texto apresenta alguns entendimentos sobre cinema comoarte, dispositivo, indústria e linguagem. Ao situar alguns elementos daparticipação estética que o cinema promove, discute-se como os modosde ver modificam-se conforme os diferentes contextos de recepção ecomo podem repercutir na construção de significados e nos processos deimaginação desencadeados a partir dos filmes. A partir da interface entrecinema e imaginação, o texto individualiza alguns aspectos para pensar acriança nesta relação. Por fim, ao destacar as possibilidades de fruição eimaginação tendo o cinema com mediador, o artigo sinaliza outras formasde mediação e sugere a perspectiva da mídia-educação a fim de potencializara participação estética de crianças em um percurso que pode envolverfruição, análise e produção.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.