Cinema, participação estética e imaginação / Cinema, aesthetic participation and imagination

Autores

  • Monica Fantin

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v15i30.1580

Resumo

O texto apresenta alguns entendimentos sobre cinema comoarte, dispositivo, indústria e linguagem. Ao situar alguns elementos daparticipação estética que o cinema promove, discute-se como os modosde ver modificam-se conforme os diferentes contextos de recepção ecomo podem repercutir na construção de significados e nos processos deimaginação desencadeados a partir dos filmes. A partir da interface entrecinema e imaginação, o texto individualiza alguns aspectos para pensar acriança nesta relação. Por fim, ao destacar as possibilidades de fruição eimaginação tendo o cinema com mediador, o artigo sinaliza outras formasde mediação e sugere a perspectiva da mídia-educação a fim de potencializara participação estética de crianças em um percurso que pode envolverfruição, análise e produção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

FANTIN, M. Cinema, participação estética e imaginação / Cinema, aesthetic participation and imagination. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 15, n. 30, p. 533–560, 2013. DOI: 10.22196/rp.v15i30.1580. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1580. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS