Gênero, tamanho e desempenho: elementos centrais das ações e relações sociais de crianças pequenas / Gender, stature and performance: the central elements in the actions and social relationships of young children
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v15i30.1578Palavras-chave:
Educação. Infância. Escola. Brincar. Tempo e Espaço.Resumo
No presente texto, para dar destaque às relações e ações sociaisdas crianças, inicialmente, far-se-á algumas aproximações às teorias eperspectivas sociológicas para uma compreensão do conceito de ação social.Na sequência, num esforço de aproximação à compreensão da dimensãocorporal como componente da ação social e meio pelo qual as crianças, nassuas relações sociais, constroem, manifestam, representam e experienciamseus corpos tece-se reflexões sobre a invisibilidade da infância e docorpo nas teorias da ação social. Para finalizar serão analisadas situaçõesobservadas em uma pesquisa de campo em nível de doutorado em que serãotema aspectos da dimensão corporal como gênero, tamanho e desempenhoque envolvem as possibilidades de ação social das crianças em instituiçõesde educação infantil. A intenção é perceber como as crianças utilizam seusconhecimentos sobre esses aspectos nas suas ações e relações sociais com osadultos e com outras crianças.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.