Gênero, tamanho e desempenho: elementos centrais das ações e relações sociais de crianças pequenas / Gender, stature and performance: the central elements in the actions and social relationships of young children

Autores

  • Márcia Buss-Simão

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v15i30.1578

Palavras-chave:

Educação. Infância. Escola. Brincar. Tempo e Espaço.

Resumo

No presente texto, para dar destaque às relações e ações sociaisdas crianças, inicialmente, far-se-á algumas aproximações às teorias eperspectivas sociológicas para uma compreensão do conceito de ação social.Na sequência, num esforço de aproximação à compreensão da dimensãocorporal como componente da ação social e meio pelo qual as crianças, nassuas relações sociais, constroem, manifestam, representam e experienciamseus corpos tece-se reflexões sobre a invisibilidade da infância e docorpo nas teorias da ação social. Para finalizar serão analisadas situaçõesobservadas em uma pesquisa de campo em nível de doutorado em que serãotema aspectos da dimensão corporal como gênero, tamanho e desempenhoque envolvem as possibilidades de ação social das crianças em instituiçõesde educação infantil. A intenção é perceber como as crianças utilizam seusconhecimentos sobre esses aspectos nas suas ações e relações sociais com osadultos e com outras crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

BUSS-SIMÃO, M. Gênero, tamanho e desempenho: elementos centrais das ações e relações sociais de crianças pequenas / Gender, stature and performance: the central elements in the actions and social relationships of young children. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 15, n. 30, p. 481–514, 2013. DOI: 10.22196/rp.v15i30.1578. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1578. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS