A identidade docente aos olhos das crianças / The teachers’ identity under the eyes of children
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v15i30.1577Resumo
Este artigo resulta de uma investigação sobre a identidade docentena contemporaneidade na concepção das crianças. Leva-se em consideraçãoa quebra de imagens que esse profissional vem tendo em seu própriocampo de trabalho, por meio das diversas transformações sociais ocorridasnas últimas décadas e das novas relações estabelecidas com os discentes.Refletimos sobre algumas das representações docentes advindas de pesquisascientíficas e também aquelas expressas através das narrativas das crianças.Atribuímos um sentido político e cultural às imagens captadas pelas criançassobre o professor e seu papel social. Nesse sentido, as consideramos sujeitossociais, culturais, e de direitos; seres sociais produtores de cultura. Na relaçãoentre professores e alunos percebemos - salientando as poucas exceções -um diálogo que permanece fechado às múltiplas possibilidades formativas.Tendo como base de investigação a pesquisa qualitativa, apresentamos a(s)identidade(s) docente e algumas de suas problemáticas, o que possibilitarefletir sobre a necessidade de ressignificação da identidade docente nacontemporaneidade.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.