A pedagogia libertadora e a psicologia histórico-cultural: dialogando educação e desenvolvimento humano / Pedagogy of liberation and the historic cultural psychology: Discussion: education and human development
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v15i30.1576Palavras-chave:
PROEJA. Histórias de vida. Alternativas didáticas.Resumo
A presente reflexão procura, dentro dos limites colocados,explicitar possibilidades de diálogo entre a pedagogia freireana e apsicologia histórico-cultural, focando de modo particular, a educaçãoescolar como espaço-tempo privilegiado de desenvolvimento humano. Este,compreendido como resultado de sínteses construídas pelo ser humanodesde sua existência concreta como ser de relações sociais e que, em últimainstância, o constituem como membro do gênero humano, um ser cujofuncionamento psicológico superior só acontece por meio das mediaçõessociais, realizadas a partir dos lugares sociais dos sujeitos circunstanciadoshistoricamente. Ao considerar esses aspectos no âmbito da organizaçãopedagógica escolar, a pedagogia freireana converte-se em campo demediação da teoria histórico-cultural de desenvolvimento humano.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.