Crítica da constituição da Psicologia como ciência: contribuições da Teoria Crítica da Sociedade / Criticism of the constitution of psychology as a science : contributions of Critical Theory of Society
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v15i30.1575Palavras-chave:
Estudos Pós-Coloniais. Educação do Campo. Movimentos Sociais Campesinos.Resumo
No artigo ressalta-se a necessidade de problematização do statusde ciência atribuído à Psicologia, enfocando questões como: a dificuldadede delimitação do objeto de estudo da Psicologia; os diferentes mitosacerca do conhecimento científico, tais como objetividade, neutralidadee a questão fundamental da relação sujeito e objeto no âmbito da teoriado conhecimento; a necessidade de se revisar a relação entre Psicologia eideologia e suas implicações para o desenvolvimento histórico da Psicologiaescolar. A última parte do trabalho busca estabelecer quais seriam algumasdas possíveis contribuições da Teoria Crítica da Sociedade para a redefiniçãodo próprio conceito de ciência em Psicologia, tendo por base uma redefiniçãoda relação entre cultura e civilização.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.