Ações afirmativas na educação superior: mulheres negras cotistas e mobilidade social / Affirmative actions in higher education: black women in quotas and social mobility
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v15i30.1572Palavras-chave:
Educación universitaria. Posgrado. Poder. Paradigmas de enseñanza.Resumo
O presente artigo tem por objetivo delinear algumas consideraçõessobre a relevância que a categoria "gênero" tem, ao lado das de classe, raçae etnia, nas análises sobre as políticas de ação afirmativa. Utilizou-se comoprocedimento metodológico a pesquisa bibliográfica e dados estatísticos.Se as mulheres negras encontram-se de forma majoritária na base dapirâmide social, figurando os piores índices em vários fatores (educação,emprego, saúde, serviço social, moradia etc.), surge a questão: como as cotastêm proporcionado a mobilidade social de cotistas negras egressas(os)?Constata-se que no atual período urge a necessidade de avaliações sobreas cotas, que permitam visualizar as mobilidades sociais, as mudanças destatus social do passado para o presente. Acredita-se que próprio acesso,permanência e sucesso no ensino superior já configura uma mobilidadesocial, um novo status na vida destas mulheres.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.