Adolescentes em tempo integral – significados de passar o dia na escola / Full-time Teenagers – the meaning of spending the day at school
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v15i30.1571Palavras-chave:
Educação intercultural. Inclusão digital. Formação de professores.Resumo
O texto apresenta e discute os significados atribuídos poradolescentes participantes de um Projeto de extensão de jornada escolar.Problematiza o lugar que esses projetos ocupam na socialização daadolescência/juventude, em especial de adolescentes e jovens das camadaspopulares. Partindo de uma unidade de trabalho realizada com osadolescentes, analisa discursos de jovens e familiares apresentando diferentesconcepções que dão suporte à às propostas pedagógicas e administrativas.O artigo é escrito a partir da síntese da dissertação de mestrado defendidano Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da UniversidadeFederal de Minas Gerais (FAE/UFMG). Busca compreender os efeitos e oimpacto que a ampliação de políticas públicas voltadas para a ampliaçãodo tempo escolar produzem na construção das identidades de adolescentese jovens e na relação que estabelecem com a instituição subsidia a criaçãode propostas pedagógicas mais efetivas na direção da redução da injustiçasocial e nas tensões que ela alimenta.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.