A centralidade do currículo sob as lentes das discussões Educacionais Críticas: algumas contribuições a partir de um estudo sobre a Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (RS) / Curriculum centrality under the lens of Critical Educational discussions:
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v15i30.1568Palavras-chave:
Diversidade. Educação Intercultural. Prática Pedagógica.Resumo
A temática do currículo escolar vem recebendo grande destaque aolongo dos anos nas discussões de diversas perspectivas teóricas educacionais,e de modo bastante consistente no campo das teorizações educacionaiscríticas. O presente artigo propõe-se a participar desses debates, explorandoa importância do currículo e das políticas curriculares, na perspectiva dosestudos educacionais críticos, a partir de uma pesquisa realizada na RedeMunicipal de Ensino de Porto Alegre (RME). Além de retomar algumasdiscussões que considero fulcrais para o campo do currículo, argumento aolongo deste artigo que muitas dificuldades encontradas pelas instituições deensino, na construção e vivência de seus currículos, estão relacionadas comdúvidas que pairam sobre o próprio conceito, que ao longo das últimas décadasfoi incorporando uma série de matizes, que algumas vezes dificultam a suaapropriação. Apresento alguns dados da pesquisa realizada, que revelam quea ausência de uma política curricular e de um debate consistente sobre estecampo, produziram efeitos diversos nas escolas, ocasionando, na maioriadas vezes, adversidades nas práticas pedagógicas. Por fim, discuto aindasobre a importância da atuação das Secretarias de Educação nos debates ena elaboração de políticas curriculares, para a construção de um horizonteeducacional mais emancipatório e multicultural.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.