Desigualdades educacionais e educação integral: um exame do Programa Mais Educação a partir da Educação Crítica / Educational inequalities and full-time education: a review of the “Mais Educação” Program from the perspective of Critical Education
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v15i30.1567Palavras-chave:
la co-razón anarco-solidaria. Método performativo. Educación intercultural. Espacio entremedio.Resumo
O presente artigo discute a implementação do Programa MaisEducação em uma Rede Municipal de Ensino da região metropolitana dePorto Alegre (RS). O Programa Mais Educação é uma política recente doGoverno Federal brasileiro de aumento do tempo da jornada diária escolare indução da organização curricular na perspectiva da educação integral.Com o referencial teórico dos estudos educacionais críticos, especialmentecontando com as contribuições de Michael Apple, demonstra-se como asdesigualdades manifestam-se na educação e oferece-se análises críticaspara possibilitar possíveis transformações dos pressupostos e das práticaseducacionais. Esse artigo analisa algumas rearticulações do Programa MaisEducação em nível local, lançando luz sobre a complexidade e os desafios daintervenção na organização curricular da escola formal.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.