Projetos em mídia-educação na rede municipal de Porto Alegre: a educomunicação como discurso e a pedagogia instrumental de uso dos meios como prática / Projects in media education in public schools of Porto Alegre: educommunication as discourse and instru
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v15i30.1566Palavras-chave:
Educação Popular. Educação Intercultural. Formação Relacional.Resumo
O presente artigo analisa os princípios curriculares de um projetode mídia-educação desenvolvido em uma escola municipal de Porto Alegre,o qual é amparado pelo Projeto Alunos em Rede - Mídias Escolares, daSecretaria Municipal de Educação (SMED). Os dados e análises apresentadosforam obtidos no desenvolvimento de uma pesquisa, de cunho etnográfico,realizada em 2012. Discute-se, inicialmente, o campo da mídia-educação e,depois, o conceito de educomunicação e sua relação com a tradição crítica,visto que o termo é um dos pilares conceituais da SMED. Em seguida,apresentam-se alguns princípios curriculares em mídia-educação críticano contexto internacional para, depois, discutir algumas aproximações eafastamentos que o projeto, no contexto de sala de aula, opera no que dizrespeito às propostas críticas em educação.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.