Educação a Distância e Universidade Aberta do Brasil: políticas de educação superior para trabalhadores estudantes / Distance Education and Open University of Brazil: policies for higher education for working students

Autores

  • Carina Elisabeth Maciel
  • Andréa Ferreira Marques

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v14i28.1377

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a educação a distância como política de inclusão na educação superior, identificando elementos que favorecem o acesso e a permanência de alunos que trabalham e estudam, e são considerados trabalhadores estudantes. A pesquisa é desenvolvida por meio de pesquisa documental e bibliográfica. A estrutura apresentada pelos cursos Universidade Aberta do Brasil (UAB) apresenta elementos que, articulados, têm como objetivo favorecer o acesso e a permanência de trabalhadoresestudantes nos cursos de educação superior. Concluímos quea estrutura física e humana preconizada pela UAB apresenta elementos que podem favorecer apoio contínuo e sistematizado para os acadêmicos dos  cursos degraduação a distância oferecidos pelo sistema em questão.  

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Como Citar

MACIEL, C. E.; MARQUES, A. F. Educação a Distância e Universidade Aberta do Brasil: políticas de educação superior para trabalhadores estudantes / Distance Education and Open University of Brazil: policies for higher education for working students. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 14, n. 28, p. 489–508, 2013. DOI: 10.22196/rp.v14i28.1377. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1377. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS