Educação musical na Orquestra Escola: interculturalidade e prática social em Santa Catarina / Orchestra School: Music education and social practice

Autores

  • Cristiana Tramonte Unochapecó
  • Katarina Grubisic

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v14i28.1368

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado que busca refletir sobre os aspectos pedagógicos da educação musical de crianças e adolescentes no projeto social “Orquestra Escola”. Este projeto trabalha a educação musical ao formar uma orquestra de cordas e sopro. A pesquisa é uma abordagem qualitativa de caráter etnográfico. Teve como referencial teórico Kleber, (2008), Penna (2008), Souza (2004, 2008), Vigotski (2010). Como resultados parciais, verifica-se que num projeto de orquestra o fazer musical é uma prática social com importantes elementos pedagógicos.

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Como Citar

TRAMONTE, C.; GRUBISIC, K. Educação musical na Orquestra Escola: interculturalidade e prática social em Santa Catarina / Orchestra School: Music education and social practice. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 14, n. 28, p. 285–302, 2013. DOI: 10.22196/rp.v14i28.1368. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1368. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Apresentação do Dossiê