Educação musical na Orquestra Escola: interculturalidade e prática social em Santa Catarina / Orchestra School: Music education and social practice
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v14i28.1368Resumo
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado que busca refletir sobre os aspectos pedagógicos da educação musical de crianças e adolescentes no projeto social “Orquestra Escola”. Este projeto trabalha a educação musical ao formar uma orquestra de cordas e sopro. A pesquisa é uma abordagem qualitativa de caráter etnográfico. Teve como referencial teórico Kleber, (2008), Penna (2008), Souza (2004, 2008), Vigotski (2010). Como resultados parciais, verifica-se que num projeto de orquestra o fazer musical é uma prática social com importantes elementos pedagógicos.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.