Do multiculturalismo à interculturalidade na investigação das relações de saber e poder no campo cultural da capoeira / From multiculturalism to interculturalism in the investigation of knowledge and power relationships in the cultural field of capoeira
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v14i28.1367Resumo
O artigo parte da discussão que analisa, preliminarmente, os conceitos de multiculturalismo e interculturalidade. Estabelece a compreensão entre estes, na medida em que o multiculturalismo, como discurso das diferenças, tem na interculturalidade seu contraponto fundamental e a possibilidade de emergência de uma concepção político- edagógica e epistemológica, capaz de suportar a produção do conhecimento educacional, em contextos permeados peladinâmica de encontro e confronto entre sujeitos de identidades culturais diferentes. As discussões são alicerçadas teórica e empiricamente pela trajetória de um grupo de pesquisas, na área da educação, da Universidade Federal de Santa Catarina. Particularmente, é destacado o processo depesquisa em torno das relações de saber e poder no contexto das identidades culturais. Ganha destaque aí o campo empírico formulado a partir da realização de cursospilotos de formação de educadores populares de capoeira na perspectiva intercultural da educação. Tal trajetória permite demonstrar, à guisa de considerações finais, que a interculturalidade, ao assumir o desafio de lidarcom a diversidade cultural, apresenta os seguimentos desdobramentos: 1) trata-se de uma concepção político- edagógica, isto é, uma forma de pensar e de fazer educação, que ao invés de anular os conflitos, tenta lidar com estes a partir da ideia de diálogo intercultural; 2) uma matriz epistemológica, ou seja, uma forma de teorizar práticas educativas em cenários caracterizados pela diversidade cultural e de produzir conhecimento; 3) e uma mediação que extrapola o plano das práticas educativas e potencializa referências para a elaboração de políticas públicas e para a convivência em sociedades permeadas pelo encontro e confronto de culturas diferentes.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.