O protagonismo de Humberto Teixeira de Lima

um olhar sob a perspectiva da antropolítica na comunidade do Redenção, em Mossoró - RN

Autores

  • Maria da Conceição Santos de Lima e Souza Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Luan Gomes do Santos de Oliveira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.22562/2025.62.12

Palavras-chave:

Memória, Comunidade, Antropolítica

Resumo

Este artigo narra as histórias e memórias em torno do trabalho do líder comunitário Humberto Teixeira de Lima como um vislumbre de uma política mais humana e fraterna. Sob a perspectiva dos conceitos de Pensamento Complexo, da Antropolítica e da Fraternidade como categoria política, esse estudo busca compreender as conexões entre subjetividades e a participação de múltiplas vozes na construção de saberes e na prática de uma política de humanização. O enfoque na memória coletiva do bairro Redenção e do Movimento Comunitário de Mossoró-RN, o artigo explora a trajetória de Humberto, que iniciou sua liderança política em 1988 como presidente do Conselho Comunitário. Além de líder, Humberto se destacou como comunicador autodidata, utilizando a rádio e a oratória para intermediar situações e articular demandas para sua comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria da Conceição Santos de Lima e Souza, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Licenciada em História com Especialização em História da Região Nordeste - UERN. Mestre em Ciências Sociais e Humanas - UERN. Servidora Pública na UERN, Mossoró – Rio Grande do Norte – Brasil. 

Luan Gomes do Santos de Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Antropólogo e Doutor em Educação pela UFRN. Docente do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA - UFCG, Paraíba - Brasil. Docente do Programa de Pós - Graduação em Ciências Sociais e Humanas da UERN.

Downloads

Publicado

2025-06-24