Casa do Carnaval do Recife
espaço de memórias, histórias e produção de novos saberes
DOI:
https://doi.org/10.22562/2024.60.03Palavras-chave:
Memória, Casa do Carnaval, EstandartesResumo
Os espaços de memória e pesquisa são fundamentais na formação das identidades e no reconhecimento de territórios com significados polissêmicos, capazes de preservar modos particulares com os quais os grupos sociais pensam e agem nas diferentes temporalidades. O Centro de Formação, Pesquisa e Memória Cultural, popularmente conhecido como Casa do Carnaval, localizado na área central do Recife, tem contribuído para a salvaguarda e a difusão das culturas populares, muitas vezes negligenciadas por uma “História oficial”. Neste artigo, a partir de visitas e experiências vivenciadas junto a sua equipe gestora, analisamos como esse espaço atua na elaboração de outras histórias e na produção de novos saberes, por meio de exposições das expressões culturais, idealização de materiais bibliográficos e preservação de documentos das mais diversas tipologias, a exemplo da coleção de estandartes que compõe um ambiente impregnado de afetos, histórias e memórias.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar, em nota, a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.