Integração família-escola: a experiência de um estágio em educação e comunidade

Autores

  • Fernando César Paulino-Pereira Unochapecó
  • Maria Fernanda da Cruz
  • Shirlei Neves Fidelis

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v10i20.94

Resumo

O papel do psicólogo escolar é atuar de acordo com o papel de educador, ajudando a aumentar a qualidade e a eficiência do processo educacional através da aplicação dos conhecimentos psicológicos. Os objetivos do artigo, de revisão de literatura e análise documental, são: fazer levantamento da importância de um estágio de integração família-escola;entender como a família pode ser integrada à escola a partir de um projeto de estágio; verificar se essa relação família-escola se torna mais próxima a partir das intervenções propostas pelas estagiárias do projeto. O estudo tem relevância científica e social, pois serve como parâmetro para outros pesquisadores que querem estudar a integração família-escola, bem como a importância das atividades feitas com os pais, buscando uma melhor qualidade em seus relacionamentos com seus filhos, bem como com a instituição de ensino. Esta pesquisa teve como método de investigação o levantamento bibliográfico a respeito do problema referido; levantamento documental dos diagnósticos e projetos de intervenção feitos pelas estagiárias do programa de estágio em 2003 e 2004; por fim, descrição dos relatórios finais de estágio.

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Como Citar

PAULINO-PEREIRA, F. C.; DA CRUZ, M. F.; FIDELIS, S. N. Integração família-escola: a experiência de um estágio em educação e comunidade. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 10, n. 20, p. 107 a 134, 2008. DOI: 10.22196/rp.v10i20.94. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/94. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS