A delimitação dos ciclos de aprendizagem e a periodização do desenvolvimento psicológico
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v10i20.92Resumo
O objetivo deste trabalho é contribuir para a discussão sobre a questão da organização da escolarização em ciclos de aprendizagem. No texto afirma-se que existem lacunas na pesquisa sobre essa modalidade de organização pedagógica, sobretudo em relação aos seus fundamentos psicológicos. Destaca-se o problema da delimitação dos limiares inferior e superior dos ciclos, e argumenta-se que é justamente nesse aspecto que se encontra a questão mais difícil para a pesquisa psicológica nessa área. O texto apresenta alguns aspectos da teoria vygotskiana sobre o desenvolvimento psicológico e, com base no conceito de situação social de desenvolvimento e na periodização elaborada por Vygotski, sugere uma periodização de ciclos de aprendizagem. Não obstante, o trabalho conclui afirmando que tal sugestão deve ser encarada tão somente como uma provocação, no sentido de suscitar o levantamento de temáticas para a pesquisa sobre fundamentos psicológicos para projetos pedagógicos de ciclos de aprendizagem.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.