COMPARTILHANDO SABERES: experiências de educação não formal para pessoas idosas

Autores

  • Narjara Incalado Garajau Instituto Anima Educação
  • Naiane Loureiro dos Santos Instituto Anima Educação
  • Cleber Jovino da Silva Instituto Anima Educação

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v25i1.7792

Palavras-chave:

Educação não formal, Envelhecimento, Universidade aberta a pessoa idosa, Pedagogia freiriana

Resumo

O objeto de estudo deste artigo foi a educação não formal praticada em espaços destinados ao público idoso denominados “Universidades Abertas”, conforme determina o artigo 25 do Estatuto da Pessoa Idosa (Lei 10.741/2003). Pretendeu-se, por meio de revisão bibliográfica e da sistematização de registros de experiências, um estudo de caso de um Programa denominado como Universidade Aberta à Pessoa Idosa, realizado por uma Organização da Sociedade Civil conhecida como Instituto Ânima. Com o objetivo de corroborar com análises sobre educação ao longo da vida, envelhecimento ativo, direitos das pessoas idosas e educação não formal, buscou-se apontar  parâmetros de análise e considerações sobre a metodologia de ensino adotada como estratégia de alcance ao público 60+, bem como refletir sobre conceitos relevantes à temática proposta, em diálogo com a Pedagogia freiriana.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Narjara Incalado Garajau, Instituto Anima Educação

Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local; Especialista em Gestão Pública Municipal; Pós-graduação Lato Sensu em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional, Graduada em Serviço Social e Pedagogia. Docente do Centro Universitário UNA, Docente Anima Educação. Pesquisadora e assessora Instituto Ânima Educação. 

Naiane Loureiro dos Santos, Instituto Anima Educação

Doutora e Mestre em Ciências Sociais; Graduada em Filosofia, especialista em Temas Filosóficos . Professora dos Centros Universitários UNA e UNIBH. Gerente de Serviços de Extensão e Inovação Social no Instituto Ânima Sociesc de Inovação, Pesquisa e Cultura.

Cleber Jovino da Silva, Instituto Anima Educação

Mestre em Administração, Especialização em Gestão Estratégica de Marketing, Graduação em Administração. Fundador e coordenador do programa de extensão Universidade Aberta à Pessoa Idosa UNA, atua Instituto Ânima Educação. 

Referências

REFERÊNCIAS

ALCÂNTARA , Alexandre de Oliveira; CAMARANO, Ana Amélia Camarano; GIACOMIN, Karla Cristina. Política nacional do idoso : velhas e novas questões - Rio de Janeiro : Ipea, 2016. 615 p. ISBN 978-85-7811-290-5.

BORTOLAZZO, Sandro Faccin. Uma análise sobre o Whatsapp e suas relações com a educação: dos aplicativos às tecnologias frugais. Revista Pedagógica, Chapecó, v. 22, p. 1-15, 2020. DOI: https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.4539

BRASIL. Estatuto do idoso: lei federal nº 10.741, de 01 de outubro de 2003. Brasília, DF: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2004.

CACHIONI, Meire. Quem educa os idosos? Um estudo sobre professores de universidades da terceira idade. Campinas, SP: Editora Alínea, 2008.

CACHIONI, Meire; TODARO, Mônica de Ávila. Política Nacional do Idoso: velhas e novas questões. Rio de Janeiro : Ipea, 2016. 615 p. : il.: gráfs. Disponível em: https://portalantigo.ipea.gov.br/agencia/images/stories/PDFs/livros/livros/161006_livro_politica_nacional_idosos_capitulo5.pdf. Acesso em 01 ago. 2023.

FERRIGNO, José Carlos. O idoso como mestre e aluno das novas gerações. Política Nacional do Idoso: velhas e novas questões. Rio de Janeiro : Ipea, 2016. 615 p. : il.: gráfs. Disponível em: https://portalantigo.ipea.gov.br/agencia/images/stories/PDFs/livros/livros/161006_livro_politica_nacional_idosos_capitulo7.pdf. Acesso em 01 ago. 2023.

FALEIROS, Vicente. A política nacional do idoso em questão: passos e impasses na efetivação da cidadania. Rio de Janeiro : Ipea, 2016. 615 p. : il.: gráfs. Disponível em: https://portalantigo.ipea.gov.br/agencia/images/stories/PDFs/livros/livros/161006_livro_politica_nacional_idosos_capitulo22.pdf. Acesso em 01 ago. 2023.

FREIRE, Paulo (2011). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra.

LEITE, Vânia A. Marques. Hibridez e Docência [livro eletrônico]/ São Paulo : Anima Educação, 2021.

Oliveira, Erica R. ; SANTOS, Naiane L. dos; ALVES, Natália. C. R. . Longevidade e Envelhecimento Ativo: A Experiência do Programa Universidade Aberta À Pessoa Idosa. In: Áurea Eleotério Soares Barroso, Henrique Salmazo da Silva, Adriana de Oliveira Alcântara e Ivan Fortunato (org.). (Org.). Velhices inéditas, envelhecimento e o estatuto do Idoso: diálogos com Paulo Freire. 1ed.Itapetininga: Edições Hipótese, 2021, v. , p. 553-575.

SANTOS, Naiane L. dos; OLIVEIRA, Erica R. ALVES, Tânia. (2022) Envelhecimento ativo e educação: A experiência do ensino remoto para o público 60 mais. Publicado na Revista Gigapp Estudios Working Papers, ISSN 2174-9515. Año (2022), Vol. 9. Núm.236, págs. 133-152. Disponível em https://www.gigapp.org/ewp/index.php/GIGAPP-EWP/article/view/295/295. Acesso em 11/04/2023.

SILVA, Raimunda Silva d’A. ; CARMEN, Maria A. A educação (re)visitada: a velhice na sala de aula. Ilhéus, BA: Editus, 2012. 250p

Downloads

Publicado

2023-12-28

Como Citar

INCALADO GARAJAU, N.; LOUREIRO DOS SANTOS, N.; JOVINO DA SILVA, C. COMPARTILHANDO SABERES: experiências de educação não formal para pessoas idosas. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 25, p. 1–15, 2023. DOI: 10.22196/rp.v25i1.7792. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7792. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Educação ao longo da vida