COEDUCAÇÃO INTERGERACIONAL E EDUCAÇÃO POPULAR: revisão crítica sobre uma relação dialético-dialógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v25i1.7779

Palavras-chave:

Relação entre gerações, Coeducação, Educação popular, Mediação dialética, Envelhecimento

Resumo

Este artigo realiza a proposta dialética e dialógica na perspectiva da coeducação entre as gerações e da educação popular. Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório-descritivo, do tipo revisão crítica de literatura, que visa analisar as relações existentes entre esses dois processos na contemporaneidade. Busca-se refletir sobre a potência social transformadora das interações geracionais e evoca-se a necessidade de investimentos para alcançar a convivência intergeracional em prol da coeducação efetiva, sinalizando a importância da mediação como um meio de solução consensual de conflitos apto para (re)estabelecer a comunicação nas relações intra e intergeracionais e multiculturais, em consonância com a proposta pedagógica freiriana. Inferiu-se que a educação popular é uma abordagem com potencial para impulsionar a coeducação intergeracional e romper com a segregação societária de grupos geracionais, ao passo que a mediação de conflitos é uma ferramenta social privilegiada para qualificação do diálogo, favorecendo a integração dos sujeitos de múltiplas gerações e culturas em prol da aprendizagem ao longo da vida.

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Biografia do Autor

Germanne Patricia Nogueira Bezerra Rodrigues Matos, Universidade de São Paulo / Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (2010), onde foi bolsista de iniciação científica. Pós-graduação em Tanatologia pela Faculdade Unyleya (2021). Mestranda do Programa de Pós-graduação em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa Envelhecimento, Rede de Suporte Social e Políticas Públicas (ENREPO), sob coordenação e orientação da Profª.Dra.Marisa Accioly. Assistente Social Judiciária no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, em exercício no Serviço Psicossocial Vocacional - setor pioneiro e especializado na avaliação, no atendimento e no acompanhamento interdisciplinar de juízes, vitaliciandos e vitalícios, no âmbito da justiça estadual -, onde atuou na elaboração e na implantação do Programa de Preparação para Aposentadoria de Magistrados (2020) e coordena a Comissão de Pesquisa. Pesquisadora social no campo da Gerontologia, com ênfase nos estudos sobre relações intergeracionais na contemporaneidade. Tem produções acadêmico-científicas nas temáticas: tanatologia; sociojurídica; saúde pública; velhice e envelhecimento na sociedade contemporânea; políticas públicas de atenção à pessoa idosa e garantia de direitos; e sociabilidade intergeracional. Professora auxiliar do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE/USP) no bacharelado em Gerontologia da EACH/USP (2023). Pesquisadora apoiada pelo Edital Acadêmico Itaú Viver Mais 2022, em parceria com o Portal do Envelhecimento (2023). E-mail para contato: germannematos@usp.br

Camila Rocha Ferreira de Oliveira, Universidade de São Paulo / Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP)

Assistente Social. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo - EACH/USP, São Paulo, SP, Brasil.

Rodrigo Nogueira Bezerra Rodrigues Matos, Universidade de São Paulo / Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP)

Bacharel em Direito. Pós-graduado em Métodos Alternativos de Solução de Conflitos pela Escola Paulista da Magistratura - EPM. Aluno especial do Programa de Pós-graduação em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo - EACH/USP, São Paulo, SP, Brasil.

Marisa Accioly Rodrigues da Costa Domingues, Universidade de São Paulo / Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP)

Professora orientadora - EACH/USP. Assistente Social. Doutora e mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo - FSP/USP, São Paulo, SP, Brasil.

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Publicado

2023-12-28

Como Citar

NOGUEIRA BEZERRA RODRIGUES MATOS, G. P.; ROCHA FERREIRA DE OLIVEIRA, C.; NOGUEIRA BEZERRA RODRIGUES MATOS, R.; ACCIOLY RODRIGUES DA COSTA DOMINGUES, M. COEDUCAÇÃO INTERGERACIONAL E EDUCAÇÃO POPULAR: revisão crítica sobre uma relação dialético-dialógica. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 25, p. 1–25, 2023. DOI: 10.22196/rp.v25i1.7779. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7779. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Educação ao longo da vida